Filme que aborda a tragédia de Mariana será exibido nesta segunda, 18, seguido de debate

14/11/2019 - 18:01  •  Atualizado 18/11/2019 10:10

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rafael Nogueira, pós-doutorando da Ufes, promove na segunda, dia 18, a exibição do filme O Amigo do Rei, que aborda a tragédia de Mariana. A projeção, seguida de debate, será realizada a partir das 14 horas no auditório Ieda Aboumrad, no prédio IC IV, campus de Goiabeiras. A participação é gratuita e aberta aos estudantes e professores da Universidade.

O filme, do diretor André D’èlia, rompe com os limites entre ficção e documentário ao traçar o panorama do rompimento da barragem na cidade mineira de Mariana. Segundo Nogueira, sua pesquisa “parte da ideia de pensar a dimensão pedagógica da produção cinematográfica”.

Após a exibição do filme, haverá um espaço para debate e reflexões sobre a pedagogia da destruição, com a participação dos professores da Ufes Robson Loureiro, Monnique Cardoso e Marlos Brocco.

O Filme

O Amigo do Rei é um híbrido de documentário e ficção, que tem como tema o rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG) e suas consequências. A trama mostra de modo ficcional o cotidiano do deputado federal Rey Naldo nos bastidores do Congresso Nacional, mostrando as relações íntimas existentes entre política e mineração.

O documentário nasceu como parte de um projeto de informação ambiental do Ministério Público de Minas Gerais com o objetivo de alertar a população sobre os impactos causados pela mineração predatória e sem compromisso ambiental.

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)