Laço rosa em adesão à campanha de prevenção ao câncer de mama

Galeria de Arte da Ufes recebe artista plástico Rick Rodrigues nesta terça, 12

O artista plástico capixaba Rick Rodrigues visita a Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), no campus de Goiabeiras da Ufes, nesta terça-feira, 12, às 17h30, para um bate-papo com os visitantes de sua exposição, intitulada Casa 34.

Nascido em João Neiva, interior do ES (onde ainda vive e trabalha), Rick criou seu trabalho tendo como inspiração uma casinha no centro de sua cidade natal, de número 34, onde viviam seus avós paternos. Tema recorrente nas obras do artista, a casa da família é retratada desde o início de sua vida profissional quando, em seus antigos desenhos monocromáticos em azul ou vermelho, Rick já compunha universos capazes de evidenciar as questões afetivas.

Casa 34 é parte de uma série de trabalhos iniciados em 2016 – ano em que a antiga residência foi derrubada, fato que criou em Rick a necessidade de resgatar as memórias pessoais e familiares dessa arquitetura. “A ideia do projeto surgiu quando encontrei a casa demolida. Foi nos escombros que comecei a rebuscar as memórias vividas e fantasiadas naquele espaço”, explica o artista.

A exposição apresenta desenhos bordados sobre lenços de algodão de padrões florais ou lisos, objetos (criados ou apropriados), brinquedos e miniaturas da coleção pessoal de Rick e fotografias selecionadas pelo artista a partir da imersão nas lembranças da casa. As peças são sensíveis, delicadas e enfatizam questões de gênero, memória, afetividade e sexualidade de forma poética e provocante.

O artista

Rick Rodrigues nasceu em 1988. É bacharel em Artes Plásticas e mestre em Artes, tendo concluído ambos os cursos na Ufes. Integra o Grupo Almofadinhas ao lado do carioca Fábio Carvalho e do mineiro Rodrigo Mogiz. O trio usa a técnica do bordado como um dos meios de produção de seus trabalhos.

Suas obras podem ser constantemente vistas em exposições por todo o estado do Espírito Santo, além de exibições em salões de arte nacionais. Já integrou duas mostras coletivas internacionais – em Madri, na Espanha, e em Porto, Portugal. Em abril deste ano, participou do Programa de Residência Casa B, do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, que culminou com uma exposição no local.

Do bate-papo com os visitantes de sua mostra, Rick espera que haja troca e aprendizado mútuo. “Não quero apenas falar sobre minha experiência com o projeto, mas que o público também relate suas histórias ao estar diante das obras”, finaliza.

Casa 34 está em exposição na sala 2 da Gaeu até o dia 29 de junho e pode ser visitada, gratuitamente, de segunda e sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.