Galeria Espaço Universitário promove rodas de conversa sobre trabalhos de Attilio Colnago

Devido ao grande sucesso de Cantilena para Joy, exposição com obras do artista plástico e professor aposentado da Ufes Attilio Colnago, a Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), no campus de Goiabeiras, vai promover duas rodas de conversa neste mês de julho. No dia 10, o bate-papo contará com a presença do artista e do curador da mostra, o professor Paulo de Barros. Já no dia 17, a conversa é com a professora do Departamento de Artes Visuais da Ufes Cláudia França. Em ambos os encontros, o tema será o processo de criação e as obras de Colnago. Os eventos, gratuitos e abertos ao público, terão início às 17 horas, na Gaeu.

A exposição Cantilena para Joy, composta por um conjunto de 20 criações inéditas e outras conhecidas do público (com novas significações), já foi visitada por mais de mil pessoas desde sua estreia, em maio. Durante o encontro, Colnago e Barros conversarão com os visitantes sobre os desenhos, pinturas e objetos que compõem as obras do artista e os processos criativos formais e conceituais. “As peças de Attilio resultam de um somatório de referências iconográficas distintas, comumente oriundo do Barroco, do Renascimento e do Modernismo, que se incorporam às referências literárias, teatrais e musicais”, conta Barros.

Na semana seguinte, a professora Cláudia França vai recorrer a referências na arte moderna para dialogar com alguns trabalhos do artista capixaba. “Pretendo abordar dois aspectos nas pinturas e desenhos de Attilio, que são as mãos e suas poses, bem como pensar suas composições como caixas abertas”, explica.

Cantilena para Joy fica aberta ao público na Gaeu de segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas, até o dia 23 de agosto.

Nova coordenação

Os encontros com Attilio Colnado, Paulo de Barros e Cláudia França fazem parte de uma reestruturação pela qual vem passando a Galeria. Para o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, esse tipo de evento é importante para que o público tenha contato direto com artistas e conheça suas obras. “A Gaeu se aproxima cada dia mais do ambiente universitário, deixando de se resumir a um local expositivo e ampliando o acesso de pesquisadores, estudantes de graduação e expositores a um acervo importante. Estamos abrindo um espaço de formação livre em arte na Ufes”, analisa Borges.

Com a reestruturação, a Galeria ganhou um novo coordenador. O professor do Departamento de Artes Visuais Fernando Augusto dos Santos Neto assumiu a Gaeu este mês com o objetivo de contribuir para o crescimento da Galeria, que já expôs trabalhos individuais ou coletivos de mais de 1.500 artistas e possui um acervo de mais quase 2 mil obras.

“A exposição do Attilio, juntamente com os dois catálogos lançados este ano, marcam essa caminhada e apontam novas possibilidades. Queremos juntar oficinas de artes e reflexões críticas e educativas às mostras realizadas, além de produzir e publicar textos relacionados a estes eventos”, diz o coordenador, referindo-se aos catálogos Múltiplo Comum – Obras do Acervo Fotográfico da Gaeu e Cantilena para Joy.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.