Galeria universitária digitaliza acervo de 1.390 obras

29/10/2014 - 15:49  •  Atualizado 31/10/2014 17:48
Compartilhe

A Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) está digitalizando as 1.390 obras de arte que compõem seu acervo. Todo o material digitalizado irá compor uma plataforma digital que será elaborada em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufes, para dar acesso a toda comunidade.

A digitalização dos quadros, pinturas, gravuras, desenhos e esculturas está sendo feita por um fotógrafo profissional, que prepara o ambiente com temperatura e luz adequadas a fim de assegurar a preservação das características originais das obras.

Por meio desse banco de dados o leitor poderá ter acesso a textos e imagens de obras do acervo, além de permitir a navegação e possibilidades de conexão ainda mais abrangente dos conteúdos presentes. Para garantir a uniformidade na coleta desses dados e a coerência entre o material produzido em cada eixo, foram adotadas metodologias comuns para a sua execução, com o vocabulário controlado, ordem de apresentação e escolha dos artistas e temas.

“A digitalização do acervo da Gaeu será uma obra de referência virtual que reunirá referências sobre artistas e coleções no Brasil e que brevemente iremos colocar à disposição para pesquisas”, afirma a coordenadora da Galeria, Neusa Mendes.

Na foto, obra de Orlando da Rosa Farya, uma das que estarão disponíveis na plataforma digital.

Por Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)