Governador do ES visita laboratório criado na Ufes para conserto de equipamentos hospitalares

03/04/2020 - 18:47  •  Atualizado 01/11/2022 09:25

O governador Renato Casagrande visitou nesta sexta-feira, 3, o laboratório de manutenção de equipamentos hospitalares que foi montado no Centro Tecnológico (CT), no campus da Ufes em Goiabeiras, para atender as demandas da rede estadual de Saúde neste momento de pandemia do coronavírus. Medidores, ventiladores pulmonares e monitores são exemplos de itens que estão sendo recebidos pelo projeto.

Na visita, o governador foi acompanhado pelo reitor da Ufes, Paulo Vargas, e pelo vice-reitor Roney Pignaton; pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel; pelo diretor do CT, Geraldo Sisquini; pelo presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Leonardo de Castro; e por representantes do Movimento Capixaba pela Inovação (MCI) e de empresas capixabas envolvidas em ações de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

O laboratório, que começou a funcionar nesta sexta-feira, foi apresentado ao governador pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica Anselmo Frizera Neto, um dos coordenadores do projeto.

“Juntos estamos resolvendo questões que são fundamentais para salvar a vida de capixabas. É a Universidade se envolvendo no conserto de equipamentos de hospitais, se organizando para que possamos ter esses equipamentos funcionando nos leitos de UTI. Estão dando uma bela contribuição, junto com a Federação das Indústrias e com diversos setores, o que tem dado um ânimo e amenizado as dificuldades de enfrentar uma doença como essa. Muito obrigado a todos vocês”, disse o governador.

Para o reitor Paulo Vargas (na foto ao lado, juntamente com o governador, o vice-reitor Roney Pignaton e a secretária Cristina Engel), esta iniciativa é uma demonstração, entre outras ações que estão sendo desenvolvidas, da contribuição que a Ufes pode oferecer à sociedade neste momento de crise: “É a Universidade ativa, colocando à disposição da sociedade seu conhecimento, seus centros de pesquisa e seus professores, para construir soluções integradas, em parceria com o Governo do Estado, com a indústria e com instituições privadas”.

“A Ufes está buscando agir de forma proativa, oferecendo caminhos e soluções”, destacou o vice-reitor Roney Pignaton.

O diretor do CT, Geraldo Sisquini, afirmou que o Centro está reunindo todos aqueles que possam dar alguma contribuição tecnológica no enfrentamento da COVID-19: “Temos o conhecimento e a instrumentação adequada. Estamos fazendo um levantamento, vendo no que cada um pode ajudar”.

Adaptação

Para colocar o projeto em prática, os equipamentos de manutenção utilizados nas aulas da graduação e pós-graduação foram reunidos em uma sala adaptada para o laboratório de emergência. “Já recebemos dois ventiladores e dois monitores do Hospital Estadual de Vila Velha e oito ventiladores e monitores do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim”, afirmou o professor do Departamento de Engenharia Elétrica Marcelo Segatto, responsável pelo contato com as unidades hospitalares.

Ele afirma que o grande desafio será buscar o conserto dos equipamentos, pois é difícil encontrar peças de reposição no mercado. “Mas a peça que está faltando em um ventilador pode estar funcionando perfeitamente em outro que não tem conserto. Então temos que ter tudo em mãos para buscar o melhor a ser feito”, explica.

Além dos professores, estudantes da graduação e da pós-graduação dos cursos do Centro Tecnológico se envolveram na força-tarefa, inclusive fazendo cursos on-line para buscar a qualificação na área de manutenção de equipamentos hospitalares.

A pandemia de coronavírus desafia as autoridades de saúde na busca de soluções para o número limitado de ventiladores, que são fundamentais em caso de insuficiência respiratória severa decorrente da COVID-19. Sem o equipamento e com a oxigenação comprometida, um paciente em estado grave pode ir a óbito.

Texto: Sueli de Freitas e Thereza Marinho
Fotos: Thereza Marinho