Governador Renato Casagrande dá posse à professora Cristina Engel de Alvarez

A professora e pesquisadora do Departamento de Arquitetura da Ufes, Cristina Engel de Alvarez, tomou posse nesta quinta-feira, 14, no cargo de secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional. A solenidade foi realizada em seu gabinete com a presença do governador Renato Casagrande; da primeira-dama do Estado, Virgínia Casagrande; do reitor e da vice-reitora da Ufes, Reinaldo Centoducatte e Ethel Maciel, respectvamente; além de autoridades políticas, servidores e familiares da professora. 

O governador falou sobre suas expectativas em relação à pasta. “Nós queremos que esta secretaria esteja voltada para a inovação e tecnologia. Vemos muitos centros de excelência espalhados pelo mundo e, do lado de fora, pessoas dormindo no chão. Essa desigualdade dói aos olhos. Através da educação, podemos diminuir essa desigualdade. Temos um Estado que nos permite avançar de forma rápida e organizada e precisamos deixar de ser apenas consumidor para ser produtor de tecnologia. A Cristina é um excelente quadro e quem ganha é a sociedade capixaba”, afirmou.

A vice-reitora Ethel Maciel parabenizou a professora e destacou sua trajetória: "Por todo o trabalho que vem desenvolvendo ao longo de sua carreira científica, certamente desempenhará muito bem essa nova função. Além disso, a Ufes está à disposição para colaborar. Acreditamos que a ciência, a tecnologia e a educação profissional são fundamentais para o desenvolvimento do Espírito Santo".

Para a professora Cristina Engel, a concretização de parcerias é um dos desafios para que a inovação aconteça: “Nós temos a missão de juntar parceiros, pessoas e elementos que possam fazer com que a inovação aconteça no Estado. A nossa expectativa é que as áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação profissional sejam alavancadas e, para isso, vamos incrementar alguns trabalhos que já existem e trabalhar para que novos sejam lançados”.

“Nós vamos trabalhar com a ciência, com a tecnologia, com a inovação e com a educação profissional em prol de novo modelo econômico para o Estado”, completou.

Perfil

Cristina Engel é arquiteta, mestre e doutora na área de Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo, especialista na área de construção em áreas inóspitas.

Na Ufes, ela coordenou por 22 anos o Laboratório de Planejamento e Projetos (LPP), que liderou uma rede de pesquisadores do projeto denominado Arquitetura na Antártica (Arquiantar) na organização do concurso de Arquitetura para a construção da nova estação. Também foi coordenadora do Programa de Pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo e diretora do Centro de Artes, além de membro do Conselho de Curadores.

A professora atua ainda na coordenação da rede internacional Cires – Cidades Inclusivas, Resilientes, Eficientes e Sustentáveis, uma rede de pesquisadores, gestores municipais e de estudantes que levam à sociedade o conhecimento produzido nas instituições de ensino e pesquisa e nos setores públicos. A rede possui 21 grupos provenientes de sete países - Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha e Portuga -, além de sete municípios, três empresas e 11 equipes de pesquisadores multidisciplinares, totalizando 122 pessoas envolvidas. 

Na foto, o reitor Reinaldo Centoducatte; a professora Cristina Engel; a vice-reitora Ethel Maciel; o governador Renato Casagrande; e a primeira-dama do Estado, Virgínia Casagrande.

 

Texto: Thereza Marinho, com informações da Secti

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.