Governo do Estado lança o programa Cultura Conecta. Ufes é parceira no projeto

19/09/2019 - 15:41  •  Atualizado 01/11/2022 09:16
Compartilhe

O reitor Reinaldo Centoducatte participa nesta quinta-feira, 19, às 18 horas, no Palácio Anchieta, do lançamento do programa Cultura Conecta. Elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o projeto tem a finalidade de promover formação, intercâmbio e acesso à cultura, e terá várias ações em todas as regiões do Espírito Santo. A solenidade contará com a estreia do espetáculo Capixabas, encenado pelas artistas Elisa Lucinda e Viviane Mosé.

A Ufes atuará como parceira da iniciativa, integrando os projetos de cultura desenvolvidos na Universidade ao Cultura Conecta. “Vamos contribuir para o mapeamento de agentes culturais e disponibilizar nossa estrutura, como teatro, cinema e galerias de arte, entre outros espaços, incluindo os campi do interior”, explica o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges.

O objetivo do programa Cultura Conecta é impactar diretamente mais de 200 realizadores culturais com atuação em qualquer linguagem, tendo como horizonte a transformação social e a ampliação de direitos.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, destaca que o programa busca valorizar as potências e as singularidades capixabas. “A cultura conecta as pessoas, os territórios e os saberes. Com ações coletivas, vamos, junto aos coletivos participantes, identificar os desafios e processos, e potencializar as iniciativas de quem faz cultura a partir de soluções colaborativas e que explorem o potencial inovador de cada um”, pontua.

Entre as ações deste ano, estão previstas a execução de um mapeamento; a primeira edição do Laboratório de Inovação Cidadã; a circulação de projetos pelo interior; e a formação de um programa ao vivo na TV Educativa, em parceria com o Canal Futura.

Elisa Lucinda e Viviane Mosé atuarão como embaixadoras do Cultura Conecta. Elas participarão dos programas ao vivo, dos laboratórios, da curadoria e de eventos abertos.

“Queremos traduzir para a população capixaba a potência da nossa cultura. Promover a autoestima do nosso povo em torno de nossos valores, saberes e estéticas, fortalecendo o senso de pertencimento local”, explica Fabricio Noronha.

Mapeamento

A primeira etapa do programa Cultura Conecta é o mapeamento de agentes culturais e coletivos e de realizadores de cultura com projetos de impacto social e de base comunitária. O mapeamento está sendo realizado no mês de setembro.

A partir de outubro, começam os encontros do Laboratório de Inovação Cidadã do Espírito Santo. A primeira edição terá oito encontros com o objetivo de fazer ponte entre realizadores e produtores de conhecimento, para melhorar a gestão dos projetos, a comunicação, a relação de redes e a capilarização das ações da cultura.

A chamada para as inscrições já está aberta, por formulário on-line. Serão selecionados 30 realizadores, prioritariamente localizados em territórios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.


Texto: Thereza Marinho, com informações do Goveno do Estado