'Guerra das Ciências' é tema do Café com Ciência & Cultura, dia 26

A ciência vista pela ótica de grandes filósofos, psicanalistas e escritores será o tema do primeiro Café com Ciência & Cultura de 2017, no dia 26 de abril, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), campus de Goiabeiras. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e contará com a participação do professor da Universidad de la Plata (Argentina), Fidel Schaposnik.   

No evento, Schaposnik apresenta o Seminário "El gran otro habla de la ciencia", no qual compara as ideias de escritores e pesquisadores das áreas de exatas e de humanas sobre a ciência, como Blaise Pascal, Jacques-Alain Miller, Jacques Lacan, John Updike, Jorge Luis Borges, Paul Valéry, dentre outros.

Sobre a utilização de conceitos das Ciências Exatas em trabalhos de pesquisadores da área de humanidades, a programação inclui a apresentação da chamada "Guerra das Ciências", iniciada quando o físico Alan Sokal publicou, em 1996, em uma renomada revista de Ciências Sociais, um artigo que utilizava incorretamente conceitos da Física e da Matemática, propondo solução para temas sociológicos e filosóficos. O próprio Sokal revelou posteriormente as incoerências que ele utilizou intencionalmente no artigo e sua motivação para realizar essa fraude acadêmica.      

Organizado pelo Departamento de Física, do campus de Goiabeiras, o Café com Ciência & Cultura é um evento que propõe discussões sobre assuntos diversos, como economia, psicologia, história, física e filosofia, utilizando uma linguagem acessível para todos os públicos.

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.