Historiadora lança livro sobre o cotidiano da família escrava em Vitória

11/09/2018 - 15:40  •  Atualizado 13/09/2018 14:00

As relações familiares entre cativos na comarca de Vitória, a estrutura dos negócios escravistas e o tráfico de escravos na região. Após 10 anos de pesquisa sobre este recorte da história, a professora e pesquisadora do Departamento de História da Ufes, Patrícia Merlo, lança pela Editora da Ufes (Edufes) O nó e o ninho: estudo sobre a família escrava em Vitória, Espírito Santo, 1800-1871.

O lançamento será realizado no dia 13 de setembro, na Livraria da Ufes (campus de Goiabeiras), às 16 horas, com entrada gratuita.

Os textos são embasados em extensa documentação, que inclui inventários post mortem, testamentos e registros eclesiásticos. “A riqueza das fontes que reunimos ao longo do tempo foi ajudando a montar a trama para compreender melhor o cotidiano capixaba no século XIX e o papel da escravidão nessa sociedade”, explica Patrícia.

O nó e o ninho é resultado de uma década de pesquisa, que se estendeu da graduação ao doutorado da autora. Segundo a autora, a obra tem como objetivo mostrar que existem outras possibilidades de se compreender a escravidão, além da oposição escravos x senhores: “A intenção é compor um cenário mais rico sobre o cotidiano dessas relações densas, afetivas e desiguais em sua essência”.

A autora

Patrícia Merlo possui graduação em História pela Ufes, mestrado na mesma área pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora da Ufes desde 2011, onde está vinculada à graduação de História e ao Programa de Pós-Graduação Stictu Sensu em História. Participa do laboratório “História, Poder e Linguagens”, na Ufes.

A autora possui 20 livros publicados, além de ter alguns capítulos em outras coletâneas. Sobre a obra O nó e o ninho, ela se diz privilegiada em poder publicá-lo pela Edufes. “Como ex-aluna e atual professora da Universidade, ter um livro numa editora do calibre da Edufes é o melhor cenário possível”, finaliza.

Após o lançamento, o livro poderá ser adquirido na Livraria da Ufes e no site da Edufes (www.edufes.ufes.br), onde também estará disponível para download.

Texto: Adriana Damasceno