Historiadores apresentam pesquisas sobre Modernidade Ibérica

O Grupo de Estudos Modernidade Ibérica, do Departamento de História da Ufes, realiza a partir desta quarta-feira, 6, seu I Ciclo de Palestras. O evento é aberto à comunidade acadêmica e será realizado até sexta-feira, 8, das 9 às 12 horas, no prédio Bárbara Weinberg, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras.
 
A professora Patrícia Merlo, coordenadora do grupo, explica que o objetivo do ciclo de palestras é apresentar o andamento das pesquisas realizadas pelo grupo, tanto em nível de graduação como de pós-graduação, abordando ainda as fontes pesquisadas, as abordagens metodológicas e a bibliografia utilizada.
 
“Pesquisar é, muitas vezes, um trabalho solitário. Nossa proposta é criar um espaço de diálogo entre os pesquisadores que estão se dedicando ao estudo de temas relacionados à Modernidade Ibérica”, destaca a coordenadora.
 
Nesta quarta-feira, as pesquisas serão realizadas na sala 113. Já na quinta e na sexta-feira, os trabalhos serão apresentados nas salas 204 e 213, respectivamente. Haverá entrega de certificado aos participantes.
 
Pesquisas
 
Formado atualmente por 17 pesquisadores, o Grupo de Estudos Modernidade Ibérica foi criado em 2011 com o objetivo de reunir investigadores brasileiros dedicados a refletir sobre o reino português, nos seus mais diversos aspectos, durante a Época Moderna. O grupo surgiu no contexto do Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da Ufes, vinculado ao Laboratório de História Poder & Linguagens. Valorizando a pesquisa empírica e o diálogo com as metodologias e as abordagens contemporâneas, a proposta é descortinar temáticas já consagradas pela historiografia luso-brasileira sob diferentes prismas, bem como introduzir novos objetos na cena da produção do conhecimento histórico.
 
Para além de sua composição regional, o Grupo tem ampliado sua interlocução com pesquisadores do Brasil e do exterior, por meio de parcerias sedimentadas com instituições como a Universidade Católica de Salvador, Universidade de Salamanca, Universidade de Coimbra, Universidade de Santiago de Compostela, Universidade Nova de Lisboa e Université Paris-Est.

Texto: Thereza Marinho

 
Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.