Hucam instala rede de balanço em incubadoras para bebês prematuros

02/09/2015 - 18:05  •  Atualizado 04/09/2015 18:17

O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), referência em gravidez de alto risco, conta agora com mais um método para atingir o objetivo na qualidade do atendimento: uma rede de balanço para acolher o bebê, fazendo o papel de um útero, instalada dentro da incubadora.

A enfermeira da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), Glaucia Santana, explica que os bebês indicados para usarem a rede não ficam lá o dia todo, apenas uma ou duas horas, tempo suficiente para acalmá-los dentro da incubadora.  "Só colocamos bebês que estejam em condições mais estáveis e não sejam tão pequenos. Percebemos que os recém-nascidos ficam mais confortáveis, e o jeito de se acomodarem imita um pouco o ambiente do útero".

Gláucia afirma que já foi possível observar casos de bebês que ganham feições tranquilas e sinais vitais mais estáveis ao serem colocados na rede.

Em todos os hospitais públicos e particulares do Espírito Santo, em 2014, nasceram 56.428 bebês. Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informam que, deste total, 5.427 (9,6%) nasceram antes da 37ª semana, sendo considerados prematuros. Em 2015 a Utin do Hucam já internou mais de 300 prematuros.

Rede Cegonha

Com 12 leitos, a Utin do hospital está integrada à Rede Cegonha, projeto do Governo Federal que tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil. Trata-se de uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo. Além disso, direciona a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Além da rede, o Hucam já usa outras formas de humanizar o tratamento aos pequenos, com o projeto "Canguru", onde os prematuros são colocados em uma espécie de bolsa em contato direto com o calor da pele dos pais, aumentando o vínculo de afeto.

Texto: Duilo Victor
Foto: Assessoria de Comunicação do Hucam