Hucam recebe 65 novos médicos residentes

25/03/2015 - 19:08  •  Atualizado 27/03/2015 12:07

O privilégio de agregar Saúde e Educação, integrando a prática ao ensino, foi o destaque do evento de recepção aos 65 novos residentes que passaram a integrar o quadro do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) este mês.

Eles foram recepcionados pelo superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral Vieira Júnior, e pela chefe da Divisão Médica e professora do Departamento de Pediatria,  Aparecida das Graças Carvalho Gomes. Gerentes e chefes de unidades da instituição também estiveram presentes.

Humanização

A coordenadora do evento avaliou a relevância das residências multiprofissionais para a formação de profissionais mais humanizados, preocupados com a promoção da saúde, com a integralidade da atenção e com o acolhimento da população.

“Essa é uma forma de fazer uma integração entre a parte educacional e a área da saúde. Afinal, o Hucam é um hospital universitário e há uma busca constante na relação da tríade ensino, pesquisa e extensão, por meio da integração ensino-assistência, frente às demandas e à complexidade da rede de serviços de saúde”, destacou Drª Graça.

Os novos funcionários da Ebserh também ouviram um breve histórico do Hospital. O superintendente do Hucam repassou aos residentes informações que expressam um pouco dos desafios relacionados à formação e ao preparo que eles precisam ter para atuarem nos múltiplos cenários da Saúde.

Sobral destacou ainda a importância da Ufes neste processo, e lembrou que é preciso ter a ampliação de visões de mundo, o que torna os futuros médicos mais preparados para lidar com a complexidade da realidade e criar projetos educacionais próximos dessa realidade.

Texto e foto: Jacqueline Vitória