Laço azul símbolo da campanha para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Impactos da epidemia de Zika e desastre no Rio Doce serão abordados em seminário

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Ufes realiza nos dias 6 e 7 de novembro, no campus de Goiabeiras, o II Seminário Capixaba de Comunicação e Saúde (II Secacs). Com o tema “Zika vírus e Rio Doce: (IN)visibilidades, silêncios e resistências”, o evento vai abordar a epidemia de Zika e o desastre socioambiental do Rio Doce, seus impactos sociais, invisibilidades, silêncios e resistências.

O objetivo é fortalecer e ampliar o diálogo e ações entre a comunidade científica, entidades, comunidades e famílias que tiveram suas vidas afetadas pelas duas emergências. Para isso, o II Secacs será composto de palestras, exibição de documentários, mesas redondas e encontros com a sociedade civil. A conferência de abertura será realizada pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Luís David Castiel. 

“A expectativa é que os debates contribuam para que visibilidades se efetivem, vozes rompam os silêncios e que ações em rede reforcem o coletivo e possamos resistir às tentativas de apagamento das memórias, que visa simplesmente eliminar a obrigatoriedade de direito de cidadania e responsabilidade do Estado para com os seus cidadãos”, destaca o coordenador do evento, professor Adauto Emmerich. 

O seminário conta com o apoio da Rede Zika – Ciências Sociais e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site comunicasaude.ufes.br . As vagas são limitadas e haverá certificação dos participantes.

Programação

No seu primeiro dia, o seminário tem a programação voltada para a epidemia de Zika. Destacam-se a pré-estreia do documentário Todo Cuidado do Mundo, e o Encontro de Mulheres-Mães: Fortalecendo Redes, momento em que mães e familiares das crianças poderão compartilhar experiências e trocar informações de forma a contribuir na superação de desafios. No encontro estará presente a presidente da União de Mães de Anjos (UMA), de Pernambuco. Germana Soares.

Na quarta-feira, dia 7, a proposta é discutir os impactos do desastre socioambiental sofrido pela bacia do Rio Doce e das populações que o cercam até Regência, no Espírito Santo. A programação conta com a presença de Lucimar Muniz – membro da Sociedade Civil de Mariana – MG e de representantes de Regência no ES.

Durante a programação haverá a exibição do documentário Rio das Lágrimas Secas, dirigido por Saskia Sá.

Essa é a segunda edição do Seminário Capixaba de Comunicação e Saúde que, em sua primeira edição, em 2015, teve o propósito de pensar estratégias e práticas de Comunicação para o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa inaugurou o Acordo de Cooperação firmado entre a Ufes e o Icict/Fiocruz.

Conheça a programação:

6 de novembro -  terça-feira
Local:  Cine Metrópolis - Ufes / Campus de Goiabeiras

8h30 – Credenciamento e Recepção dos Participantes

9h - Mesa de abertura

9h30 – Pré-estreia do documentário Todo Cuidado do Mundo   

10h – Conferência de Abertura - Tragédias e Emergências – (In)Visibilidades e Silêncios, com o Prof. Dr. Luis David Castiel (ENSP/Fiocruz)

11h - 13h - Mesa I: Zika e Emergências – (In)Visibilidades e Resistências
Participantes: Prof. Dr. Adauto Emmerich PPGSC/Ufes; Dra. Paula Freitas – Pesquisadora e Doutora em Saúde Coletiva (Ceunes/Ufes); Germana Soares – União Mães de Anjos – PE; representante das Mulheres-Mães do ES

14h - 17h - Encontro com Mulheres-Mães: Fortalecendo Redes
Participantes: Mulheres-mães do ES; Germana Soares (UMA/PE); Dra. Paula Freitas - Pesquisadora e Doutora em Saúde Coletiva  (Ceunes/Ufes); Dra. Elda Bussinger (FDV/ES); Dra. Hellen Nicácio de Araújo – Defensoria Pública do ES

17h – Exibição de documentários

 

7 de novembro – quarta-feira
Local: Salão Rosa - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) - Ufes / Campus de Goiabeiras

9h - Exibição de documentário: Rio das Lágrimas Secas - Direção: Saskia Sá

9h30 – 12h30 - Mesa I: Rio Doce – Tragédias e  Resistências
Participantes: Prof. Dr. Edgard Rebouças (POSCOM/Ufes); Lucimar Muniz – membro da Sociedade Civil de Mariana – MG; Representante  da Comunidade de Regência, João Thomé – Instituto Chico Mendes (ICMBIO); Prof. Dr. Weden Alves – UFJF/MG

13h30 - 16h - Mesa II - Rio Doce – Tragédias e Resistências
Participantes: Prof. Dr. Adauto Emmerich; Isabela de Deus Cordeiro – Ministério Público/ES; Representante SESA – Vigidesastre; Bianca de Jesus Silva – Geppedes/Ufes; Paola Primo – PPGSC/Ufes; Mariela Pitanga - PPGSC/Ufes

16h – Encerramento
 

Texto: Thereza Marinho
 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.