Informa destaca: Pesquisa avalia compreensão sobre dados das embalagens

23/10/2013 - 14:54  •  Atualizado 24/10/2013 17:32
Compartilhe

Por Jorge Medina

A maioria dos consumidores não lê, não percebe ou não entende as informações contidas nos rótulos dos alimentos. A partir dessa constatação, o Departamento de Nutrição da Ufes, sob a coordenação da professora Geralda Gillian Silva Sena, realizou uma pesquisa para avaliar o entendimento e a atitude do consumidor diante dessas informações, que são fundamentais para uma alimentação saudável e podem auxiliar na prevenção ou tratamento de doenças.

O grupo de pesquisadores entrevistou 600 consumidores, entre 19 e 60 anos, em supermercados da Grande Vitória, observando os diferentes bairros, as classes sociais e a renda média das famílias.

Os resultados mostraram que 60% dos entrevistados liam os rótulos de alimentos, 34% afirmaram não confiar nos dados, 41,5% declararam não compreender as informações nutricionais e apenas 21% confiavam completamente nas informações veiculadas nos rótulos.

Quando questionados sobre o objetivo de consulta aos rótulos, 89% buscavam o prazo de validade, seguidos de 55,9% que pesquisavam a quantidade de nutrientes.

Esta e outras notícias estão no jornal Informa desta semana. Clique no arquivo em anexo para ler o jornal na íntegra.