Inscrições abertas para estudantes atuarem em curso sobre redes sociais

27/02/2024 - 17:33  •  Atualizado 28/02/2024 12:08

O programa de extensão Ambientes Sociais de Inovação (ASI) está com inscrições abertas para estudantes da Ufes que tenham interesse em ser tutores voluntários no curso on-line Produção de Conteúdos Comerciais para Redes Sociais. Os candidatos podem ser de qualquer curso de graduação da Universidade e devem ter disponibilidade de oito horas por semana para participar das atividades práticas e teóricas, que acontecerão entre os meses de abril e junho. As inscrições estão abertas até o dia 23 de março e devem ser feitas mediante preenchimento de formulário disponível neste link.

O curso Produção de Conteúdos Comerciais para Redes Sociais é voltado para o atendimento de mulheres, especialmente mães, que desejam empreender ou já empreendem por necessidade e têm pouco acesso ao mundo digital. A ação visa fornecer competências para que as cursistas aprendam a criar posts que melhorem a divulgação de seus produtos e serviços por meio de aplicativos como Whatsapp e Instagram.

Os estudantes interessados em se tornar tutores extensionistas receberão treinamentos acerca dos conteúdos a serem trabalhados com o público-alvo, não sendo obrigatório ter conhecimento prévio sobre o tema. A ideia é que os participantes auxiliem as alunas do curso no uso de aplicativos e equipamentos e, enquanto isso, aprendam sobre os recursos das metodologias de ensino a distância (EaD), desenvolvam habilidades em produção textual, design gráfico e estratégias de marketing digital, em um processo de ensino-aprendizagem. Ao fim do curso, o estudante receberá um certificado de carga horária extensionista equivalente a 60 horas.

“É esperado, também, que o serviço de produção de conteúdos comerciais para redes sociais, como arte e postagens, possa ser uma forma de obtenção de renda junto aos empreendimentos dos territórios onde as cursistas residem”, explica o professor do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) e formador do ASI/Ufes Thiago Rodrigues.

Empreendedorismo

O Ambientes Sociais de Inovação é um programa de extensão da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti/ES), em parceria com a Ufes, com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e outros atores. O objetivo da ação é transformar o cenário de fomento e implantação de acesso à criatividade, inovação e empreendedorismo no estado, que, de acordo com dados levantados pelo programa, exclui mulheres, jovens, pessoas não brancas e moradores de periferia. “Esta política surge como uma resposta integrada para promover essa transformação”, avalia Rodrigues.

O programa tem como base cinco eixos estratégicos: formação de talentos; apoio a soluções locais; monitoramento e avaliação; formação de redes e parcerias; e engajamento da comunidade. O ASI congrega o projeto de extensão Eva Horizontes, que, em breve, abrirá novas chamadas para estudantes da Ufes atuarem como tutores extensionistas nos cursos Visões do Cotidiano pela Fotografia e Finanças Pessoais, do Negócio e Microempreendedor Individual (MEI).

Oportunidade

“Com apoio da Secti/ES, estamos oferecendo muitos cursos com oportunidades em várias cidades do estado em torno dos Centros de Referência das Juventudes, os CRJs. As atividades são 100% on-line e gratuitas para essas comunidades”, ressalta a professora do DEP e coordenadora do ASI Miriam de Magdala.

Os estudantes que completarem a tutoria do curso Produção de Conteúdos Comerciais para Redes Sociais receberão certificado de 60 horas de carga horária extensionista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail asinovacao@gmail.com.

Texto: Adriana Damasceno