Inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional

07/03/2019 - 12:28  •  Atualizado 18/03/2019 16:11

Os estudantes de graduação da Ufes interessados em uma experiência acadêmica no exterior têm até o dia 1º de abril para se inscrever no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI).

Para se candidatar ao Programa, os estudantes devem cursar disciplinas em 2019 e atender os requisitos do edital publicado no site da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e anexado abaixo. O candidato é responsável por identificar e selecionar a instituição estrangeira participante que ofereça curso adequado ao seu perfil acadêmico. Além disso, deverá solicitar, ao término do período de mobilidade, o aproveitamento dos créditos, o qual irá depender da avaliação do colegiado do curso do estudante.

A inscrição deve ser feita no site inscricao.ufes.br com o mesmo login e senha utilizados no Portal do Aluno. Os selecionados ficarão isentos de taxas acadêmicas relativas às disciplinas cursadas em instituições de ensino superior estrangeiras conveniadas com a Ufes, por meio de acordo de cooperação científica e acadêmica. Poderá haver cobrança de outras taxas. O edital não prevê a concessão de bolsas.

O período da mobilidade corresponde ao segundo semestre letivo de 2019 na Ufes, considerando também o calendário acadêmico das instituições estrangeiras. Poderá ser concedida prorrogação da mobilidade por mais um semestre letivo, mediante autorização da coordenação do curso da Ufes, da SRI e da instituição estrangeira para a qual o candidato foi selecionado.

Mais informações sobre os pré-requisitos, as instituições estrangeiras conveniadas, e outras podem ser obtidas no edital (anexado abaixo) e no site da SRI (http://www.internacional.ufes.br), onde também devem ser consultadas eventuais alterações no processo seletivo, bem como seus resultados.

Mais informações sobre mobilidade acadêmica internacional para estudantes de graduação e pós-graduação, além de estágios, monitorias e outras oportunidades relacionadas à internacionalização estão disponíveis no site da SRI. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail mobilidade.internacional@ufes.br.

Texto: Nábila Corrêa