Inscrições abertas para o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC)

06/05/2020 - 17:50  •  Atualizado 01/11/2022 09:21

As inscrições para o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da Ufes já estão abertas e podem ser feitas até o dia 25 de maio, conforme o Edital PIIC 2020/2021, lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Os formulários eletrônicos estão disponíveis no Sistema Acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação (SAPPG). A inscrição é feita pelo professor orientador da pesquisa, utilizando a senha única de acesso do Portal do Professor enviada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Nesta edição do PIIC, em virtude da pandemia da COVID-19, o SAPPG foi programado para receber os subprojetos sem a indicação imediata dos estudantes que desenvolverão a pesquisa. Assim, os professores orientadores terão até o dia 10 de julho para fazer a inclusão dos nomes dos alunos nas propostas submetidas ao processo de seleção. O resultado final será publicado em 15 de julho.

Bolsistas e voluntários

Existem duas modalidades de participação no PIIC: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). A diferença entre eles é que, no Pivic, os estudantes são voluntários, ou seja, não recebem bolsa. Já no Pibic, os alunos recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 400.

Segundo o diretor de Pesquisa da PRPPG, Fábio Partelli, ainda não é possível saber o número de bolsas disponíveis para este ano, pois depende dos editais que ainda serão lançados. No ano passado, foram 221 bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 225 da cota Ufes, 108 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e cem do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP/Ufes). "Temos expectativa de manter os números do ano passado", afirmou Partelli.

O professor destaca que a iniciação científica auxilia a formação do estudante e significa um diferencial na sua carreira, além de ser um trabalho de colaboração às pesquisas coordenadas pelos docentes e pós-graduandos. “Essa atividade visa fundamentalmente incentivar a carreira científica dos estudantes de graduação e proporcionar uma melhor formação profissional”, diz ele.

Em 2019, o número de inscritos para PIIC registrou um aumento de 35% em relação ao ano anterior, com mais de 1.400 interessados. O total inicial de bolsas era de 542, mas foi ampliado para 654.