Inscrições de propostas para Projeto Rondon estão abertas até 7 de agosto

27/07/2023 - 15:57  •  Atualizado 28/07/2023 16:08

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Ufes está selecionando propostas de ações a serem desenvolvidas nas operações de janeiro de 2024 do Projeto Rondon intituladas Operação Mangabeiras. As propostas devem ser encaminhadas para a Proex até o dia 7 de agosto através deste e-mail com a seguinte menção no campo assunto: "EDITAL RONDON 2023".

Podem se candidatar responsáveis técnicos, subcoordenadores e professores reservas que possuam experiência em coordenação de ação de extensão (ativa ou não), devidamente cadastrada no Sistema de Informações da Extensão (Sigex) da Proex até a data de publicação desta chamada pública.

As propostas de ação devem ter caráter extensionista e contribuir para o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades e para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário.

Confira as regras para envio na Chamada Pública.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho político e estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da soberania nacional.

Existente desde 1966, o projeto tem como objetivos: contribuir para a formação do jovem universitário como cidadão; integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais; e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Cada Instituição de Ensino Superior pode inscrever até duas propostas de trabalho: uma na ação A ou B e uma para a ação C. As ações denominadas A envolvem as áreas da Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; as ações B abrangem as áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Trabalho; e as ações C envolvem Cobertura Jornalística e Produção de Conteúdo das atividades do projeto.

O edital completo está disponível na página do Projeto Rondon.

Com informações da Proex