Inscrições para o Sisu 2020 serão abertas no dia 21 de janeiro

05/12/2019 - 11:33  •  Atualizado 06/12/2019 14:54

As inscrições no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao primeiro semestre de 2020 poderão ser realizadas entre os dias 21 e 24 de janeiro. Já o resultado será divulgado no dia 28 de janeiro.

O cronograma foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União de terça-feira, 3 de dezembro. Para se inscreverem no Sisu 2020, os candidatos devem ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e não podem ter tirado nota zero na prova de redação.

O programa é a principal forma de ingresso nos cursos superiores de instituições federais de ensino do país, substituindo os tradicionais vestibulares. As inscrições para o Sisu são abertas duas vezes por ano, uma em janeiro e a outra em junho.

Com as notas do Enem, os interessados em concorrer a uma vaga deverão se inscrever no Sisu entre os dias 21 e 24 de janeiro, no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do sistema. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou àquelas destinadas ao sistema de reserva de vagas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções, sendo que será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ufes

No Sisu 2020/1, a Ufes ofertará 2.776 vagas em 73 cursos nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Do total de vagas, 1.382 são destinadas à ampla concorrência e 1.394, à reserva de vagas (Lei 12.711/2012). Todas as informações estão disponíveis no Edital de Regulamentação Sisu/Ufes 2020-1, que trata do ingresso nos cursos presenciais de graduação da Ufes no 1º semestre de 2020, e no Termo de Adesão firmado entre a Ufes e o Ministério da Educação (MEC), que relaciona o número de vagas ofertado por cada curso em cada modalidade de ingresso, além das notas mínimas que o candidato deve obter no Enem para concorrer às vagas de cada curso.

Depois da divulgação do resultado da chamada regular do Sisu, os aprovados devem ficar atentos ao Edital de Matrícula a ser divulgado pela Ufes, com todas as datas e procedimentos, no site sisu.ufes.br. Nesse endereço, também serão publicados resultados, chamadas, convocações para matrícula, entre outras informações importantes. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ressalta que é imprescindível a leitura de todos os documentos relativos ao Sisu/Ufes 2020.

Para quem não for selecionado em nenhuma das opções na chamada regular ou for selecionado na segunda opção (independentemente de ter efetuado a matrícula), ainda será possível participar da lista de espera. Para isso, o candidato deverá acessar o sistema entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro e, na opção “meu boletim”, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, licenciatura em Educação do Campo, Letras Libras, Letras Português e Letras Italiano, além dos cursos de bacharelado e licenciatura em Música, terão processos seletivos específicos, realizados pela Universidade.

Texto: Thereza Marinho