Jornalista Audálio Dantas vem à Ufes para conversa com estudantes

18/03/2013 - 10:37  •  Atualizado 18/03/2013 10:37

Por Maíra Cabral (*)

Na próxima terça-feira (19), o jornalista Audálio Dantas estará na Ufes para uma conversa com estudantes e profissionais de jornalismo sobre o livro “Tempo de Reportagem”. O evento, resultado de uma parceria entre o Observatório Regional da Mídia e o Sindicato dos Jornalistas, será aberto ao público e acontecerá no Auditório do Centro de Artes, das 9h às 12 horas. Para participar não é necessário fazer inscrição.

Estarão presentes no debate o professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes, Victor Gentilli e a presidente do Sindicato, Marília Poletti. “Tempo de Reportagem” é uma coletânea que reúne 13 reportagens escritas por Audálio entre o final da década de 1950 e meados da década de 1970, além de um texto especial para a revista Playboy em 1993.

No mesmo dia, às 18 horas, o jornalista lançará seu novo livro “As Duas Guerras de Vlado Herzog”, no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A obra conta a trajetória da vida do jornalista Vladimir Herzog, morto em outubro de 1975 por agentes da ditadura, retratando um dos períodos mais turbulentos da história do país. Além de uma sessão de autógrafos, durante o lançamento também haverá a instalação da Comissão da Verdade, Memória e Justiça do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, que visa recuperar a história de jornalistas capixabas que foram mortos e perseguidos pelo regime militar.

Carreira

Audálio Dantas começou sua carreira na Folha da Manhã (SP) e trabalhou em importantes jornais e revistas como Cruzeiro, Manchete, Realidade e Quatro Rodas. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo em 1975, responsável por denunciar a morte de Vladimir Herzog como vítima da Ditadura Militar, fato significativo para o processo de redemocratização do Brasil.

Em 1978 foi eleito Deputado Federal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e já em 1983 tornou-se presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Atualmente é diretor-executivo da revista Negócios da Comunicação (SP) e desde 2012 integra o conselho executivo do Ranking J&Cia – Os Mais Premiados Jornalistas Brasileiros.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Ana Paula Vieira