Labic lança este mês aplicativo que monitora violação dos direitos humanos

03/11/2015 - 17:59  •  Atualizado 06/11/2015 11:23

O Laboratório de Estudos em Imagem e Cibercultura da Ufes (Labic) lança este mês o webaplicativo Monitor de Direitos Humanos. O aplicativo on-line é fruto de uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República - que integra o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos – com o objetivo de cartografar informações e notícias que colaboram com o empoderamento e proteção das minorias sociais no país, com foco nos temas: Negros, Indígenas, Mulheres e LGBT’s.

Em virtude de uma postagem que a coordenação do laboratório fez no Facebook na última segunda-feira, dia 2, na qual a imagem e o nome da atriz Taís Araújo aparecem em destaque nos testes feitos com o aplicativo, o Labic tem sido procurado pela imprensa de todo o país para dar detalhes sobre a nova ferrramenta. Após postar uma foto em seu perfil na rede social, a atriz foi alvo de comentários racistas e preconceituosos.

Projeto

Coordenado pelos professores Fábio Goveia (Visualização de Dados), Fábio Malini (Análise de Redes), Patrick Ciarelli (Desenvolvimento) e Adriana Ilha (Executiva), o projeto teve início em novembro de 2014 e recebeu um financiamento da SDH no valor de R$ 250 mil para pagamento de pessoal e aquisição de novos equipamentos.

Segundo Goveia, uma equipe de 30 pesquisadores, entre alunos e professores da Universidade, desenvolveram cerca de 15 novos softwares, fundamentais para o funcionamento do aplicativo. “A tecnologia usada nessa ferramenta é inédita e desenvolvida por nós. Além disso, essa é uma forma de oferecer um instrumento para que a sociedade possa utilizar e colaborar com o debate sobre esses temas”, afirmou.

O funcionamento do Monitor de Direitos Humanos ficará sob a responsabilidade do Labic, que é uma referência nacional em pesquisas sobre redes sociais.

Texto: Hélio Marchioni