Lançamento coletivo marca solenidade em comemoração aos 20 anos da Edufes

01/07/2015 - 18:25  •  Atualizado 02/07/2015 19:06

Vinte novas obras impressas e cinco obras digitais foram lançadas na noite desta terça-feira (30), no Teatro Universitário, na cerimônia de comemoração dos 20 anos da Edufes. Participaram da solenidade a vice-reitora, Ethel Maciel; o superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Edgard Rebouças; o secretário de Cultura Rogério Borges; a representante do Conselho Editorial da Edufes, Cleonara Schwartz; o coordenador da Editora Washington Romão e o ex-governador Max Mauro.

Na ocasião também foi apresentado o CD Museu – Sonatas para Alaúde e Monocórdio, com composições do professor do Departamento de Música José Eduardo Costa, lançado por meio do projeto de extensão Estúdio de Música Ufes.

O superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes lembrou da importância da Edufes no processo de democratização do ensino para a comunidade. “Acredito que o livro impresso não irá acabar e espero que os textos acadêmicos tenham vida longa para que a sociedade possa ter conhecimento de tudo o que é produzido dentro da Ufes”, afirmou Edgard Rebouças.

A ex-superintendente de Cultura e Comunicação da Universidade, Ruth Reis, foi lembrada durante a solenidade por sua importante contribuição na reestruturação e ampliação da Editora.

Projeto de leitura

Durante a cerimônia, a vice-reitora Ethel Maciel anunciou que a Universidade está desenvolvendo um projeto de estímulo à leitura, no qual serão doados livros para os estudantes. “Acreditamos que o livro integra a educação e, por isso, precisamos democratizar a leitura entre os estudantes. Nossa proposta é que cada aluno possa ter um livro dos nossos autores e até mesmo do seu próprio professor”, ressaltou.

O lançamento do projeto acontecerá no próximo semestre letivo e os livros que foram apresentados na noite também estarão entre os que serão doados.

Confira abaixo os novos lançamentos da Editora:

Obras impressas

- Africanidades e brasilidades: ensino, pesquisa e crítica, de Jurema Oliveira e Luís Eustáquio Soares.

- Aprender a ensinar matemática a crianças com jogos computacionais: em ambiente presencial e a distância, de Jussara Martins Albernaz.

- Bandidos e elites citadinas na África romana: um estudo sobre a formação de estigmas com base nas metamorphoses de Apuleio de Madaura, de Belchior Monteiro Lima Neto.

- Circuitos e fronteiras da História da Educação – Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação no Brasil - vol.12, de Elizabeth Figueiredo de Sá, Regina Helena Silva Simões e Wenceslau Gonçalves Neto.

- Educação em Arte na Contemporaneidade, de Maria Gonçalves e Moema Rebouças.

- Educação Infantil em Tempo Integral, de Vânia Carvalho de Araújo.

- Estado em questão vol. 1 – Pequenez, crime organizado e unanimidade, de Roberto Garcia Simões.

- Formação de professores de Educação Física: elementos para pensar uma epistemologia das práticas formativas, de Zenólia Christina Campos Figueiredo.

- Jair Dessaune: um exemplo, de Laurita Dessaune e Marcos Dessaune.

- Linguagem, verdade e conhecimento: uma análise epistemológica do jornalismo a partir de duas perspectivas semióticas, de Rafael Paes Henriques.

- Mulher e gênero em debate: representações, poder e ideologia, Maria Beatriz Nader e Lívia de Azevedo Silveira Rangel.

- Narrativas de gênero: relatos de história oral: experiência ítalo-brasileira na Itália contemporânea, de Luis Fernando Beneduzi e Gláucia de Oliveira Assis.

- Natureza e identidade no projeto artístico, de Santiago Vera Gañizares.

- Por baixo dos panos: governadores e assembleias no Brasil contemporâneo, de André Ricardo Valle Vasco Pereira.

- Redes de colaboração para inovação: a experiência do Living Lab Habitat, de Miriam de Magdala Pinto.

- Santa Maria de Jetibá uma comunidade teuto-capixaba, de Regina Rodrigues Hees.

- Síndrome de dependência alcoólica da teoria à prática do cuidar, de Marluce Miguel de Siqueira.

- Todos os poemas o poema, de Alexandre Curtiss, Raimundo Carvalho, Wilberth Salgueiro;

- Transição agroecológica e sustentabilidade dos agricultores familiares, de Haloysio Siqueira;

- Valter Bracht e a Educação Física: um pensamento em movimento, de Felipe Quintão de Almeida e Ivan Marcelo Gomes.

Obras digitais

- Controle Social e Política Redistributiva no Orçamento Participativo, de Euzeneia Carlos;

- Educação em Arte na Contemporaneidade, de Maria Gorete Dadalto Gonçalves e Moema Martins Rebouças;

- Popular Participation on the Elaboration of Municipal Public Budgets: The Espírito Santo Case -1983 a 1994, de Fernando João Pignaton

- Por que é importante ler literatura, de Maria Mirtis Caser e Santinho Ferreira de Souza;

- Saberes, narrativas e conflitos na pesca artesanal, de Winifred Knox e Aline Trigueiro.

CD

CD Museu – Sonatas para Alaúde e Monocórdio, com composições do professor do Departamento de Música José Eduardo Costa (lançamento por meio do projeto de extensão Estúdio de Música Ufes)

Texto: Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Jéssyka Saqueto