Legislação e pesquisas em Biossegurança serão discutidas em Vitória

21/09/2018 - 16:14  •  Atualizado 25/09/2018 11:09
Compartilhe

A Ufes e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizam, nos dias 1º e 2 de outubro, o XI Encontro Nacional de Comissões Internas de Biossegurança (ENCIBio), que ocorrerá em conjunto com o 8º Encontro Bienal de Biossegurança (EBBio). Durante o evento, os membros das Comissões Internas de Biossegurança (CIBios) irão debater a respeito da legislação e os desenvolvimentos em Biossegurança e participar de oficinas.

Os interessados podem se inscrever via internet, no site do evento, até o dia 27 de setembro (https://biosseguranca2018.wordpress.com/sobre/), onde também é possível encontrar a programação completa. 

“Nós promovemos o Encontro Bienal de Biossegurança na Ufes desde 2004, sempre com ampla participação de professores e alunos. Este ano estamos realizando em conjunto com o EBBio. O evento em conjunto terá dois objetivos principais, que seguem o que diz a Lei de Biossegurança: atualizar os membros das CIBios de todas as instituições brasileiras, públicas ou privadas, que trabalham com Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e derivados na legislação brasileira, mais precisamente nas normativas da CTNBio; e promover um debate científico sobre o uso seguro de OGMs e derivados”, explica a professora Patrícia Fernandes, coordenadora do Laboratório de Biotecnologia Aplicada ao Agronegócio, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da Ufes e membro da Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A conferência de abertura será com Dr. Bertrand Dagallier, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que abordará o tema “Biosafety, Food Safety, NanoSafety, Harmonised Templates”.

Os temas das mesas-redondas são: Impactos da adoção de OGM no mundo; A legislação em Biossegurança e o desenvolvimento da Biotecnologia; O papel das CIBios no Marco Regulatório de Biossegurança, Comunicação e Percepção Pública – Organismos Geneticamente Modificados (OGM) na visão do cientista e do público leigo; e Compliance em ambiente com OGM. Já a conferência de encerramento será com a coordenadora-geral de Atos Normativos e Atos Decisórios da Secretaria Executiva do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen), Maira Smith.

“Durante o encontro, iremos ver o que há de novidade na área, escutar profissionais de diferentes instituições brasileiras e europeias, refletir sobre as formas de comunicar e difundir o assunto com a sociedade. Falaremos também sobre o impacto da legislação no desenvolvimento da Biotecnologia no Brasil, entre outros. Para os estudantes, principalmente do Espírito Santo, é uma oportunidade de interagir com especialistas da área”, destaca a professora.

O evento será realizado no Centro de Treinamento Dom João Batista, localizado na Praia do Canto, em Vitória.

Texto: Letícia Nassar
Edição: Thereza Marinho