Lenine faz visita técnica ao projeto Meros do Brasil, em São Mateus

24/04/2014 - 18:43  •  Atualizado 25/04/2014 18:41
Compartilhe

Por Hélio Marchioni

Depois de passar por sete estados brasileiros, a turnê “Encontros Socioambientais com Lenine” encerrou nesta quinta, 24, a visita de dois dias ao município de São Mateus.

O cantor e compositor Lenine chegou ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) na quarta-feira, 23, para conhecer o Projeto Meros do Brasil, uma pesquisa realizada por cinco instituições brasileiras, entre elas a Ufes, que trabalham juntas pela conservação do Mero, uma  espécie de peixe ameaçada pela pesca predatória. Nesta quinta, último dia da visita, o músico participou juntamente com o coordenador do projeto, professor Maurício Hostim, de uma visita técnica em busca dos meros no Rio Cricaré. Ele também conheceu outros projetos da região, como o Projeto Robalo; Projeto Mata Ciliar; o Peixe na Mesa, Planta na Mata; e o projeto APAE: Cria, Pinta, Canta e Encanta.

Para encerrar a visita, Lenina fará um show gratuito e aberto ao público, no qual revisitará o seu repertório de uma maneira intimista, no formato voz e violão. O evento acontece nesta quinta, 24, às 20 horas, no Sitio Histórico Porto de São Mateus.

Visibilidade

Lenine destaca que o objetivo do projeto é dar visibilidade aos projetos: "O objetivo do projeto não se dá no show, o show é apenas uma celebração, é uma maneira que eu encontrei para agradecer a essa turma do bem que está por trás desses projetos, tocando um Brasil com o objetivo de melhoria do ser humano. Um dos objetivos é esse, dar um pouco de luz, um pouco de voz ao ser humano que está por trás desses projetos. São almas do bem. É fácil reconhecer essa turma pela atitude, pelo brilho nos olhos, pelas conquistas. O projeto Meros do Brasil,  já é conhecido, pois existe em vários estados do Brasil, mas o coordenador, Maurício, poucas pessoas conhecem. Quero mostrar o sonho de cada um, os desejos, o que levou essas pessoas abdicarem de suas vidas em prol da melhoria do ser humano. Gostei muito do que vi. A Ufes está muito presente nos projetos e a gente vê que esse intercâmbio de ideias e de saberes está acontecendo de fato”.

O projeto de Lenine vai passar pelas cinco regiões do Brasil e visitar 12 projetos socioambientais para encontros com as comunidades, gestores e técnicos. A iniciativa tem como base a ideia de que a arte é um caminho para se integrar o ser humano à natureza.

Serviço:
Lenine – turnê “Música e Sustentabilidade numa só nota”
Projeto anfitrião: Meros, em São Mateus
Data: 24 de abril, quinta-feira
Horário do show: 20 horas
Local: Sítio Histórico Porto de São Mateus
Cidade: São Mateus
Classificação: Livre