Lenine visita Projeto Meros do Brasil e faz show em São Mateus

17/04/2014 - 17:29  •  Atualizado 23/04/2014 18:53

Por Hélio Marchioni

O cantor e compositor Lenine chega ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) nesta quarta-feira, 23, para conhecer o Projeto Meros do Brasil, uma pesquisa realizada por cinco instituições brasileiras, entre elas a Ufes, que trabalham juntas pela conservação do Mero, uma  espécie de peixe ameaçada pela pesca predatória. No dia 24, último dia da visita, ele vai celebrar com a comunidade local e conhecer outros projetos, como o Projeto Robalo; Projeto Mata Ciliar; o Peixe na Mesa, Planta na Mata; e o projeto APAE: Cria, Pinta, Canta e Encanta. O encerramento será com um show gratuito, às 20 horas, no sítio histórico do Porto de São Mateus, onde Lenine revisitará seu repertório para mostrá-lo ao público de uma maneira intimista, no formato voz e violão.

“É a oportunidade de conhecer a canção despida e sem subterfúgios, da maneira como foi concebida”, explica.

A ação faz parte do projeto “Encontros Socioambientais com Lenine”, com patrocínio da Petrobrás, que vai passar pelas cinco regiões do Brasil e visitar 12 projetos socioambientais para encontros com as comunidades, gestores e técnicos. A iniciativa tem como base a ideia de que a arte é um caminho para se integrar o ser humano à natureza.

Meros do Brasil

Em 2002, observando o declínio dos meros na costa brasileira, um grupo de pesquisadores em Santa Catarina criou o Projeto Meros do Brasil, com o objetivo de viabilizar recursos para a pesquisa e conservação de meros.

Atualmente o projeto desenvolve ações de pesquisa e conservação através do estudo da biologia pesqueira, genética, piscicultura marinha, educação ambiental, educomunicação e mergulho científico em sete estados litorâneos do país.

São cinco instituições que trabalham juntas nos diferentes pontos focais: Instituto de Pesca (SP); Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes/Ceunes (ES); Associação de Estudos Costeiros e Marinhos dos Abrolhos – Ecomar (BA); Instituto Recifes Costeiros – Ircos (PE); Universidade Federal do Pará (PA) e Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFF (RJ), além de novas instituições que estão sendo agregadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, Alagoas e Piauí. O projeto conta também com a parceira de mais de 50 instituições e grupos no auxílio ao desenvolvimento das ações nos diversos pontos focais.

O Projeto Meros do Brasil atua por meio de uma rede de parceiros formada por instituições de ensino e pesquisa distribuídas pelo litoral brasileiro que atuam de forma autônoma, em cooperação técnica e científica. Dessa forma, o Projeto propõe unificar os desafios de pesquisa e conservação de uma espécie que é distribuída amplamente em praticamente todo o litoral brasileiro.

Serviço:
Lenine – turnê “Música e Sustentabilidade numa só nota”
Projeto anfitrião: Meros, em São Mateus
Data: 24 de abril, quinta-feira