Licenciatura em Pedagogia do Ceunes tira nota máxima em avaliação externa

O curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus, obteve nota máxima (5) na avaliação externa com visita in loco feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Uma comissão composta por dois avaliadores esteve no Ceunes e fez uma avaliação quantitativa e qualitativa para o reconhecimento do curso, criado em 2014.

Foram avaliadas as dimensões Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura, além do curso ter que preencher todos os requisitos legais e normativos. O secretário de Avaliação Institucional da Ufes, Edebrande Cavalieri, explica que essa avaliação é norteada por dois documentos fundamentais: o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que devem estar alinhados.

“Estamos muito satisfeitos com esse resultado. É muito raro um curso tirar nota 5 em uma avaliação externa. Desde 2013 apenas o curso de Arquivologia havia conseguido a nota máxima, que significa o conceito Excelente”, afirma.

Os outros conceitos são 1 – Inexistente, 2 – Insuficiente, 3 – Suficiente e 4 – Muito Bom.

Cavalieri explica ainda que uma avaliação externa com visita in loco é feita para reconhecimento de curso ou quando um curso tira nota abaixo de 3 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Esse ano, 65 cursos da Ufes serão avaliados no Enade.

Texto: Hélio Marchioni
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.