Livro aborda práticas ecológicas que podem ser adotadas em cidades universitárias

08/07/2019 - 17:48  •  Atualizado 11/07/2019 17:59

O professor do Departamento de Oceanografia da Ufes Luiz Fernando Schettino lança nesta quinta-feira, 11, o livro Educação e Gestão Ambiental: Caminho da sustentabilidade no cotidiano da universidade. A publicação aborda possíveis práticas ecológicas a serem adotadas e consolidadas na cidade universitária. O lançamento será às 18 horas, na Associação de Professores da Ufes (Adufes), no campus de Goiabeiras. O estudo em educação ambiental foi desenvolvido no contexto desse campus, com ampla diversidade na fauna e flora graças à presença de um manguezal e de uma lagoa.

“É uma grande contribuição para o entendimento do papel das universidades e demais instituições de ensino superior na construção da sustentabilidade”, explica Schettino, que é engenheiro florestal, mestre e doutor em Ciência Florestal.

Para a vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, a abordagem do tema com base na legislação brasileira ajuda gestores a construir um plano institucional de sustentabilidade. “A pesquisa nos revela que são necessárias políticas inovadoras de comunicação e de sinalização direcionadas para a educação ambiental em nossos espaços institucionais, e que envolvam afirmativamente a comunidade acadêmica e os visitantes que diariamente transitam pelo campus”, adianta Ethel, na orelha da 1ª edição do livro.

Com a colaboração da comunidade acadêmica, o professor pôde traçar a um panorama das opiniões da academia acerca da ecologia, além de analisar a importância da educação ambiental e o papel de gestores universitários na sustentabilidade institucional. A partir disso, Schettino concluiu que, se o hábito da sustentabilidade for adotado no meio acadêmico, ele pode se refletir no restante da sociedade. Na obra, o autor sugere a aplicação de um Plano de Gestão Ambiental que leve a educação ecológica às instituições federais, de modo a contribuir para tornar o modelo socioeconômico vigente mais sustentável.

Luiz Fernando Schettino também é autor dos livros Ideias – primeiros ensaios; Ecologia, política e desenvolvimento; Gestão florestal sustentável: um diagnóstico no Espírito Santo; Agricultura familiar e sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável & florestas; Opiniões, propostas e ideias; Florestas e reflorestamento: informações básicas ao meio rural; Pensamentos, poesias & palavras; Avaliação da gestão florestal no sul do Espírito Santo; e Escritos na Folha – propostas para a sustentabilidade.

Texto: Laís Santana (estagiária de Comunicação)