Livro retrata a obra do pianista e ex-servidor da Ufes Hélio Mendes. Lançamento nesta quinta, 26

Pianista, maestro, arranjador e compositor, o capixaba Hélio Mendes fez sucesso no Brasil e em vários países da América Latina entre as décadas de 1950 e 1970. Ex-servidor da Ufes, sua história pessoal e artística é resgatada no livro O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes, de Cinthia Ferreira, que será lançado nesta quinta-feira, 26, às 16 horas, no Estúdio de Música do Prédio Multimeios (Bob Esponja), do Centro de Artes, no campus Goiabeiras. O evento, com entrada franca, tem apoio do curso de Música da Ufes e inclui palestra da autora, que é neta do artista, graduada em Jornalismo e mestre em Psicologia pela Ufes.

Segundo ela, o objetivo do livro é contribuir, com textos e imagens, para o resgate da memória do músico, principalmente para as novas gerações, e mostrar a importância dele para a cultura capixaba. Paralelamente à trajetória musical, Hélio Mendes foi servidor técnico-administrativo da Ufes, lotado na Reitoria. “A proposta do livro é mostrar como o pianista Hélio Mendes e seu conjunto conquistaram os capixabas durante três décadas, fazendo sucesso no Espírito Santo e em outros estados brasileiros, com músicas lançadas em países da América do Sul”, adianta a autora. Hélio Mendes morreu em 1991.

Bailes e domingueiras

No livro, os leitores poderão conhecer e reviver o efervescente ambiente cultural de Vitória e do Espírito Santo da época: os tradicionais bailes que atraíam grandes públicos, as domingueiras e os famosos carnavais, no embalo da música dançante de Hélio Mendes e seu conjunto.

Cinthia Ferreira também apresenta ao leitor o legado musical do compositor e sua relação com a família, os amigos e os fãs. A autora observa que o pianista, em sua carreira, produziu sete discos – long plays (LPs) – e um compacto-duplo, mídias da época que alcançaram grande sucesso.

Hélio também recebeu um prêmio nacional em 1963, recebido por ele no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, por ter sido escolhido como melhor conjunto musical do Brasil naquele ano. O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes foi produzido com recursos do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e o lançamento oficial da obra será no dia 2 de outubro, às 19h30, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, Centro de Vitória.

 

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.