Livro “Trilhas” será lançado nesta sexta-feira, 13, no campus de Goiabeiras

12/03/2020 - 17:22  •  Atualizado 13/03/2020 18:41

O Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, será palco nesta sexta-feira, 13, às 16h30, do lançamento do livro Trilhas: a construção da identidade e a memória social dos trabalhadores em alimentação do Espírito Santo, da jornalista capixaba Débora Sathler. A entrada é gratuita e, durante o lançamento, haverá roda de conversa com a autora e apresentação do Mosaico de Mãos e Vozes.

A obra é baseada nas narrativas do coletivo de trabalhadores da fábrica mais emblemática do Espírito Santo e que é liderado por mulheres. O dia 8 de março sempre esteve associado ao contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, com isso a autora trata desse tema “e resgata trinta anos de luta pelos direitos das mulheres operárias capixabas”.

A vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, fala da relevância desse livro em um momento no qual se discute a importância da representatividade feminina em posições de liderança: "Enquanto mulher, pesquisadora, vice-reitora de uma instituição federal pública de ensino, vejo como amplamente necessário que livros como este sejam escritos e lidos. Os relatos emocionantes nele contidos, principalmente vindos das vozes femininas, mostram as mulheres enquanto força de mudança, expressando as várias facetas das relações de trabalho e de classe, e os obstáculos que foram superados durante toda uma trajetória de lutas".

O segmento de trabalhadores em alimentação do Espírito Santo é liderado por mulheres e por muito tempo ficou conhecido nacionalmente como "sindicato das meninas". O coletivo tornou-se referência internacional na questão da saúde do trabalhador e em pautas de vanguarda como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), alcoolismo, assédio e homossexualidade.

O material será oferecido para a Ufes, a fim de que os estudantes e pesquisadores possam dispor de literatura nacional sobre a memória social da trabalhadora fabril mais próxima da realidade capixaba.

O livro poderá ser adquirido pelo valor de R$ 25.

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)