Luiz Antônio Favero Filho e Ana Beatriz Brito assumem a direção do Ceunes

14/09/2018 - 16:11  •  Atualizado 17/09/2018 15:09

O reitor Reinaldo Centoducatte deu posse nesta quinta-feira, 13, aos professores Luiz Antônio Favero Filho e Ana Beatriz Neves Brito, que assumiram os cargos de diretor e vice-diretora do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), respectivamente, para o quadriênio 2018-2022.

Na foto, os ex-diretores Roney Pignaton e Diógina Barata; o reitor Reinaldo Centoducatte; e os diretores empossados, Luiz Antônio Favero Filho e Ana Beatriz Neves Brito.

A solenidade foi realizada no auditório do Ceunes, no campus de São Mateus, e contou com as presenças do diretor do Centro de Ciências Exatas, Eustáquio de Castro; do diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Rogério Faleiros; do diretor do Centro de Artes, Paulo Vargas; da pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo; do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Cleison Faé; do secretário de Cultura, Rogério Borges; da secretária de Avaliação Institucional, Leila Massaroni; do representante da pró-reitora de Extensão, Laércio Ferracioli; do decano da Universidade, Armando Biondo Filho; e demais representantes e autoridades da comunidade universitária.

Durante a cerimônia, o professor Luiz Favero destacou o papel da Ufes na transformação social das pessoas e das comunidades: “Precisamos, além de capacitar, formar pessoas com um olhar mais humano para com o outro, com mais compaixão”. A vice-diretora eleita, Ana Beatriz Neves Brito, reforçou a importância da Universidade como um centro relevante na promoção do conhecimento e da cultura para o Espírito Santo.

O ex-diretor do Centro, Roney Pignaton, e a ex vice-diretora, Diógina Barata, agradeceram a Administração Central pelo apoio que tiveram durante a gestão e destacaram a importância do Ceunes para o desenvolvimento do Estado, principalmente da região norte.

Para o reitor Reinaldo Centuducatte, o Ceunes se constitui em uma unidade acadêmica fundamental para a Ufes, pelas diferentes áreas acadêmicas em que atua, pela qualidade do ensino que oferece e pelo nível de excelência de sua produção científica e tecnológica.

“O Ceunes representa um símbolo da democratização do acesso ao ensino superior no Espírito Santo. Mesmo com a crise que estamos enfrentando, a Ufes não deixou de crescer. Aumentou o números de cursos, de alunos e de pesquisa. Estamos certos de que a educação é o melhor caminho para a inclusão social e de que os novos diretores estão plenamente aptos para a missão de desenvolver a gestão dos processos administrativos e o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos projetos acadêmicos nesta região”, destacou.

A pesquisa eleitoral que elegeu os novos representantes do Ceunes  foi realizada no dia 20 de junho, no campus de São Mateus e a chapa vencedora obteve 48,07 % dos votos válidos. A eleição contou com um universo de 1.244 votantes. Destes, 813 votos foram para a Chapa 03 (primeira colocada), 226 votos para a Chapa 01 (segunda colocada) e 203 para a Chapa 02 (terceira colocada). Dois votos foram anulados.

Conheça os novos diretores:

Luiz Antonio Favero Filho é farmacêutico e professor do Departamento de Ciências da Saúde do Ceunes. Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1998), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2001) e doutorado em Ciências também pela Unifesp (2005).

Ana Beatriz Neves Brito - É engenheira química, professora do Departamento de Engenharias e Tecnologia do Ceunes. Possui graduação e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2000 e 2002) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Foi coordenadora do Curso de Engenharia Química do Ceunes de 2013 a 2017.

Sobre o Ceunes:

O Ceunes foi criado em 2005 por decisão do Conselho Universitário, a partir do Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização do Ensino Superior proposto pelo Ministério da Educação. Inicialmente foram oferecidos os cursos de graduação em Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Matemática, e as engenharias de Computação, de Petróleo, de Produção e Química.

Atualmente possui 17 cursos de graduação e cinco programas de mestrado: Agricultura Tropical, Biodiversidade Tropical, Energia, Ensino na Educação Básica e Ensino de Biologia em Rede (mestrado profissional).  O Ceunes conta ainda com uma Fazenda Experimental com área de 196 hectares, onde são realizadas pesquisas nas áreas ambiental, agrícola e agrônoma.

Do Ceunes fazem parte cerca de 180 professores, 92 servidores técnico-administrativos, 2.300 estudantes de graduação e 200 estudantes de pós-graduação.

Texto e foto: Jorge Medina