Mais de 3 mil estudantes da Ufes farão a prova do Enade neste domingo, dia 23

21/11/2014 - 15:56  •  Atualizado 24/11/2014 15:08

Mais de 3 mil estudantes da Ufes farão neste domingo, dia 23, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento do estudante em relação ao conteúdo programático do seu curso de graduação.  Estão inscritos no exame, que é obrigatório e indispensável para a emissão do diploma, cerca de 5 mil estudantes, entre alunos ingressantes (que começaram o curso em 2014 e concluíram 25% da carga horária mínima do currículo do curso) e concluintes (que têm expectativa de conclusão até julho 2015 e já cumpriram mais de 80% da carga horária mínima do currículo). No entanto, os ingressantes estão dispensados de participar da prova porque, para estes, o Inep vai considerar a nota obtida no Enem.

O Enade tem dois instrumentos avaliativos, um questionário e a prova, que compõem o conceito dos cursos, que varia de 1 a 5.  Esses conceitos também influenciam nas notas que as Comissões de Avaliação de Curso de Graduação do Ministério da Educação (MEC) aplicam aos cursos, que também variam de 1 a 5. Este ano, a nota média dos 13 cursos da Ufes que foram avaliados por essas comissões foi 4.

Segundo a secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Maria Hermínia Passamai, "o conceito Enade influencia em 70% as notas das comissões. Já, institucionalmente, a Ufes vem investindo em qualificação pedagógica, em infraestrutura, na contratação de docentes e técnicos-administrativos ".

Suspensão

A vice-reitora Ethel Maciel lembra que, em 2013, devido a boicotes de estudantes à prova do Enade e à consequente queda no conceito do curso, o MEC suspendeu o vestibular da Ufes para o curso de Comunicação Social nas habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

“A Ufes e a sociedade sofreram com a suspensão do vestibular. É importante que os alunos façam a prova do Enade, porque é uma forma de qualificar a instituição em que estudam, como uma espécie de selo de qualidade, tanto para a própria formação, quanto para a formação das gerações futuras”, destaca.

Confira os cursos da Ufes que participarão do Enade 2014:

Arquitetura e Urbanismo
Sistema de Informação