Melhor filme do Festival de Brasília, "Arábia" estreia no Metrópolis

19/04/2018 - 18:14  •  Atualizado 26/04/2018 11:21

Escolhido o melhor filme do 50º Festival de Brasília, estreia nesta sexta-feira, 20, às 19 horas, no Cine Metrópolis, o filme Arábia, de João Dumans e Affonso Uchoa, que segue em cartaz até o dia 25. Protagonizado por Aristides de Sousa, o filme narra com sensibilidade a trajetória de um trabalhador braçal em crise com o próprio sentido de sua vida, enquanto perambula pelas estradas de Minas Gerais, encontrando e perdendo um pouco de si a cada lugar.

O filme, muito elogiado pela crítica especializada, vem de um circuito de festivais como o International Film Festival Rotterdam, Mostra de Cinema de Tiradentes e o 50º Festival de Brasília, onde foi escolhido o melhor filme.

Affonso Uchôa é diretor e roteirista. Ele dirigiu o longa-metragem A Vizinhança do Tigre (2014), considerado por diversos críticos como um dos filmes brasileiros mais importantes em seu ano de lançamento.

João Dumans, também diretor e roteirista, foi diretor assistente, roteirista e montador do longa-metragem A Vizinhança do Tigre, exibido no Festival de Hamburgo (2015) e roteirista do longa-metragem A Cidade Onde Envelheço (2016). A produção de Arábia é de Vitor Graize, que, entre outras produções foi diretor do longa-metragem As horas vulgares (2011), do média-metragem O olho do gato perdido (2009) e dos curtas-metragens Hotel cidade alta (2016) e Vitória F.C. (2014), entre outros trabalhos.

Confira a programação completa, a crítica e o trailer do filme em cinema.ufes.br.

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho