Membros da Comissão de Direitos Humanos da Ufes tomam posse nesta quinta, 7

07/12/2017 - 16:29  •  Atualizado 08/12/2017 17:27

A vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, deu posse nesta quinta-feira, 7, aos novos membros da Comissão de Direitos Humanos da Ufes para o biênio 2017/2019, que ficará sob a presidência da professora do Departamento de Direito, Brunela Vincenzi. Na solenidade, o membro da Comissão e professor do Departamento de Comunicação Social, Edgard Rebouças, fez um balanço da atuação da Comissão nos últimos dois anos. Também foram apresentados trabalhos sobre a violação dos Direitos Humanos por estudantes do curso de Direito da Ufes.

A posse ocorreu durante a II Semana Universitária de Direitos Humanos, que está sendo realizada desde segunda-feira, 4, no campus de Goiabeiras, e segue até o dia 11 de dezembro, no campus de Goiabeira. O evento é organizado pela Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes.

Clique aqui e veja entrevista da TV Ufes com a presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes e coordenadora da Semana, professora Brunela Vincenzi.

A programação desta quinta-feira começou com o seminário A (IM)possibilidade da Aplicação da Justiça Restaurativa na Lei Maria da Penha.

No período da tarde, o público assistiu às apresentações dos jovens e adultos atendidos pelo Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa), do Centro de Educação Física e Desportos, onde são realizadas atividades simultâneas para pessoas com deficiência e seus familiares.

Os alunos do projeto - jovens e adultos com deficiência intelectual, autismo, cegueira, baixa visão e Síndrome de Down - fizeram apresentações de dança e hip hop, enquanto seus pais ou acompanhantes mostraram as atividades que realizam dentro do Laefa no projeto “Cuidadores que Dançam”. Eles participam de aulas de dança, como as regionais e folclóricas, enquanto aguardam seus filhos ou familiares serem atendidos no Laboratório.

Para saber mais sobre o Laefa, assista aqui matéria produzida pela TV Ufes.

Também à tarde, a vice-reitora Ethel Maciel (de azul, no centro da foto) foi homenageada com uma obra de arte produzida pelos trabalhadores apenados que atuam no campus.

Nesta sexta-feira, 8, o debate será sobre ‘‘Torturados nunca mais? Memória e permanência de torturas no Brasil”, com apresentação de documentários, roda de conversa e intervenções artísticas, a partir das 15 horas.

A programação completa da II Semana Universitária de Direitos Humanos está disponível na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/520647238270837/ .

Texto e foto: Hélio Marchioni