Mestrado Profissional em Educação Física realiza aula inaugural nesta sexta, 27

25/04/2018 - 18:27  •  Atualizado 03/05/2018 10:12

A pró-reitora de Administração da Ufes, Teresa Cristina Janes Carneiro, ministra nesta sexta-feira, 27, às 9 horas, a aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef) no polo de Vitória. A aula será realizada no auditório do Centro de Educação Física e Desportos (campus de Goiabeiras), é aberta ao público e abordará o tema Mestrado Profissional em Educação: Desafios e Perspectivas.

O Proef é um curso semipresencial com oferta nacional, realizado por uma rede composta por 12 Instituições de Ensino Superior (IES) no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). No polo Vitória, o mestrado é coordenado pelo professor do Departamento de Ginástica da Ufes, Nelson Figueiredo.

O curso agrega as seguintes instituições associadas: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande (Unijuí), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – campus de Presidente Prudente, Bauru e Rio Claro, além da Ufes.

“O PROEF reúne pesquisadores experientes nas especialidades requeridas na área de concentração e comprometidos com a formação continuada em serviço e em exercício de professores para a área da Educação Física na Educação Básica. No polo de Vitória, sediado no CEFD, temos nove professores envolvidos nas atividades docentes do curso e 12 estudantes matriculados que formam parte das redes de ensino básico de Vitória e Região Metropolitana e, também, do sul da Bahia”, destaca a professora do Departamento de Ginástica do CEFD, Paula Cristina da Costa Silva, que também participa do mestrado.

Segundo a professora, a demanda do Proef é formada por professores que atuam no ensino da Educação Física em diferentes etapas da escolarização e que buscam de aportes técnico-científicos para melhor proceder às suas práticas profissionais.

Aula inaugural do Proef, em nível nacional, ocorreu no dia 13 de abril, no campus São Paulo da Unesp. O evento contou com a participação de seis professores do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes.

Texto: Thereza Marinho