Mestres em Engenharia pela Ufes são finalistas em prêmio da construção civil

20/09/2018 - 14:33  •  Atualizado 21/09/2018 17:43

Três mestres em Engenharia Civil pela Ufes são finalistas na terceira edição do Prêmio Bim Sinduscon-SP. A premiação ocorrerá no dia 25 de outubro durante o 9ª Seminário Internacional Bim (Bulding Information Model), em São Paulo.

O Prêmio conta com cinco categorias: construtor, projetista, fornecedor, contratante e academia. Os estudantes da Ufes concorrem na categoria academia, com suas respectivas pesquisas de mestrado. São eles: Argeu Leonidas Maioli Pretti, com o trabalho Interoperabilidade BIM e BEM: Avaliação de Eficiência do Sistema na Análise Energética de Edifícios; Karine de Paula Bastos Santos, com a dissertação Gestão da  Manutenção de Edificações com o BIM. Enfoque nas Manifestações Patológicas de Elementos de Construção; e Marianne Cortes Cavalcante Faroni, com a pesquisa BIM nos Processos de Gestão de Facilidade em uma Universidade: Estudo de Caso e Diretrizes Preliminares. Os três contam com a orientação do professor João Luiz Calmon Nogueira da Gama.

Prática BIM

Pioneiro no ramo, o Sinduscon - Sindicato da Indústria da Construção Civil tem como objetivo estimular a prática BIM (técnica de construção virtual semelhante à edificação real, com maiores detalhes da composição), incentivando sua adesão na rede de construção e também nas entidades públicas que incentivam sua prática na academia. Segundo o órgão, a técnica facilita decisões do projeto e também a venda dele.

Esse ano, concorrem com a Ufes a Universidade de São Paulo (USP), o Centro Universitário do Instituo Mauá de Tecnologia,  a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UnoChapecó), a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o TI Lab ProBooks.

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)