Metrópolis sedia mostra Cinema pela Verdade

05/06/2013 - 08:42  •  Atualizado 06/06/2013 15:04

No dia 7 de junho, o Cine Metrópolis vai sediar a sessão de abertura da segunda edição da mostra Cinema pela Verdade no Espírito Santo. A mostra vai apresentar, às 19 horas, o documentário “Eu me lembro”, do diretor Luiz Fernando Lobo. A entrada é gratuita.

Exibido no Festival Internacional do Rio de Janeiro em 2012, o filme usa imagens de arquivos e entrevistas para reconstruir a luta de alguns perseguidos pela ditadura civil-militar, que buscam reparação da memória e da verdade daquele período. Com o objetivo de conseguir o material necessário para essa produção, Luiz Fernando Lobo acompanhou por cinco anos as Caravanas da Anistia.

Após a exibição do filme, será realizado um debate com a participação do professor de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em História da Ufes e coordenador da Comissão da Verdade da Universidade, Pedro Ernesto Fagundes; e da jornalista, advogada e membro da Comissão da Verdade do Espírito Santo, Jeanne Bilich.

Debates

Criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidos de debates sobre o período da ditadura civil-militar na América Latina e suas consequências, a mostra Cinema pela Verdade é realizada simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação entre os meses de maio e agosto.

Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco neste período marcante da história brasileira. Na Ufes, a mostra conta com o apoio da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes.