Metrópolis sedia Mostra Cinema e Direitos Humanos entre os dias 26 e 28 de novembro

23/11/2018 - 12:54  •  Atualizado 26/11/2018 16:51

Para comemorar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, completados em 2018, a Ufes realiza, entre os dias 20 de novembro e 11 de dezembro, o evento 21 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos. Dentro da programação, está a 12ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, que acontece entre os dias 15 de novembro e 15 de dezembro nas 26 capitais e no Distrito Federal. O Cine Metrópolis, que fica no campus de Goiabeiras, vai sediar a Mostra entre os dias 26 e 28 de novembro, com exibições de filmes temáticos. A entrada é franca.

O Cine Metrópolis vai exibir 15 filmes (confira programação completa anexada abaixo). Em duas dessas obras, Café com Canela e Heróis, as sessões vão contar com audiodescrição, recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual por meio de informação sonora, transformando o visual em verbal.

Além das obras cinematográficas, no dia 28 de novembro, o Cine Metrópolis vai ser palco do debate “O Futuro dos Direitos Humanos e Juventude Negra”, com participação de Lula Rocha, um dos fundadores do Fórum Estadual da Juventude Negra (Fejunes) e ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos; e de Heloisa Ivone, coordenadora da Comissão de Educação e Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Educação (Seme-Vitória) e coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Vitória. A mediação será da ativista de direitos humanos Cinthya Paiva, Conselheira Municipal de Direitos Humanos de Vitória. Cinthya, que é Diretora de Integração do Setor Público e Privado da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/Ufes) será a representante da Universidade no debate.

Em Vitória, a Mostra segue até o dia 30 de novembro, com eventos no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); na Escola Jones José do Nascimento; e no Centro Estadual de Ensino Médio Dr. Getunildo Pimentel (Escola Viva de Novo Horizonte).

Mostra Cinema e Direitos Humanos

A Mostra Cinema e Direitos Humanos foi criada em 2006 pela então Secretaria Especial de Direitos Humanos com o objetivo de exibir obras de curta, média e longa metragem sobre os Direitos Humanos. A ideia é promover o debate e a reflexão sobre o tema por meio da produção cinematográfica contemporânea, buscando integração com a sociedade.

Na edição de 2018, serão exibidos 40 filmes nos 21 dias de programação nacional. As obras abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como questões de gênero; populações negra, indígena e LGBT; imigrantes; direitos das pessoas com deficiência, das mulheres, das crianças e dos idosos; memória e verdade; diversidade religiosa; e meio ambiente. Para permitir a acessibilidade, todas as sessões vão contar com closed caption e, em sessões especiais, haverá audiodescrição e Libras.

Os filmes foram selecionados por meio de chamada pública e a programação conta também com homenagens e programas especiais. Durante o evento serão apresentadas obras finalizadas a partir de 2011 e a programação será dividida em quatro mostras: Temática, com cinco filmes; Panorama, com 25 obras; Mostrinha, também com cinco filmes dedicados ao público infanto-juvenil; e Homenagem, trazendo outros cinco títulos, celebrando a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves, que tem conhecida atuação no cenário político, militância pelos Direitos Humanos e história contra o racismo. “As atitudes de Milton o tornam um desses artistas cuja trajetória precisa ser registrada e a história deve ser contada para os jovens. Ele soube como poucos manter um rigor artístico e, ao mesmo tempo, uma coerência política”, analisa Luciana Boal, diretora do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), um dos realizadores da Mostra. Gonçalves faz 85 anos de idade em dezembro.

A 12ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com realização nacional do ICEM, produção local da MM Projetos Culturais e apoio institucional da Secretaria de Cultura da Ufes. A programação completa do evento da mostra nacional poder ser conhecida por meio do site https://www.facebook.com/mostracinemadireitoshumanos/.

Texto: Adriana Damasceno

Edição: Ana Paula Vieira