Mostra Cinema pela Verdade exibe documentário nesta segunda-feira, 14

11/04/2014 - 14:59  •  Atualizado 14/04/2014 17:52
Compartilhe

Por Nayara Santana (*)

Neste ano em que se completam os 50 anos do Golpe Militar no Brasil, a Mostra Cinema pela Verdade volta a exibir filmes que retratam este período marcante da história brasileira. A abertura do encontro será nesta segunda-feira, dia 14, às 18 horas, no auditório Manuel Vereza (Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas), com o filme “Ainda existem perseguidos políticos”. O evento é aberto ao público em geral e a entrada é gratuita.

O filme - produzido pela ONG Acesso - Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça - traz um debate sobre a ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil, no período pós-ditadura civil-militar implantada no país a partir de 1964. 

Após a sessão, haverá uma mesa redonda com o coordenador da Comissão da Verdade da Ufes, professor Pedro Ernesto Fagundes, o coordenador do curso de Educação em Direitos Humanos, professor Paulo Velten, a pesquisadora sênior da Comissão Nacional da Verdade contratada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, professora Angélica Mülle e com o coordenador do Fórum Direito à Memória e à Verdade do Espírito Santo, Francisco Celso Calmon.

Debates

A Mostra Cinema pela Verdade, que foi criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da ditadura civil-militar na América Latina e suas consequências, está em sua terceira edição, e acontecerá simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação entre os meses de abril e maio.

As próximas sessões serão no dia 23 de abril, com a exibição do documentário “Repare Bem”, de Maria de Medeiros, e no dia 30 de abril, com o filme “Camponeses do Araguaia, a Guerrilha Vista por Dentro”, de Vandré Fernandes. As exibições serão realizadas no Cine Metrópolis.

A realização da mostra tem o apoio local do Fórum de Memória e Verdade do ES, da Comissão da Verdade da Ufes, da Casa da América Latina – subsede ES e da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes.

 

(*) Bolsista de projeto de Comunicação supervisionada por Thereza Marinho