Mostra Cinema pela Verdade exibe documentário nesta sexta-feira, 26

25/07/2013 - 14:13  •  Atualizado 29/07/2013 09:45

A segunda sessão da Mostra Cinema pela Verdade - 2013 no Espírito Santo exibirá o documentário “Marighella”, da diretora Isa Grispun Ferraz,no dia 26 de julho, às 19h, no Cine Metrópolis. Ganhador do prêmio de melhor longa-metragem da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul em 2012, o filme é dirigido pela sobrinha de Carlos Marighella e tenta mostrar uma outra perspectiva do guerrilheiro considerado inimigo nº 1 da ditadura civil-militar no Brasil. Lázaro Ramos narra o filme, que traz Nação Zumbi e Racionais MC's na trilha sonora.

Após a sessão, haverá um debate com os convidados Jeane dos Anjos - militante dos movimentos sociais e membro do Fórum "Direito à Memória e Verdade do Espírito Santo" e do "Levante Popular da Juventude", e Álvaro José dos Santos Silva - jornalista e membro da Academia Espírito-Santense de Letras, tenso sido militante da imprensa alternativa e testemunha viva da censura do Doi-Codi.

Criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da Ditadura Civil-Militar na América Latina e suas consequências, a mostra, que está em sua segunda edição, acontecerá simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação entre os meses de maio e agosto. Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco neste período marcante da história brasileira.

A realização da mostra tem o apoio do Núcleo de Produção Cultural da Supecc e Cine Metrópolis e a entrada é gratuita.