Mulheres lideram participação em projetos de iniciação científica

No último levantamento realizado pela Divisão de Iniciação Científica, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), no ano base 2016/2017, as mulheres são 59% do total de graduandos que participam de projetos de iniciação científica.

De acordo com o levantamento, 715 estudantes da Universidade estão no programa, sendo 419 do sexo feminino e 296 do sexo masculino. O centro de ensino onde elas são maioria, na verdade o quádruplo, em relação à participação masculina, é o Centro de Ciências da Saúde (CCS). Essa participação feminina na pesquisa na área da saúde é uma realidade em várias instituições nacionais e internacionais, de acordo com o relatório da maior editora de literatura médica e científica do mundo – Elsevier, divulgado em junho de 2017. Já o menor número está no Centro de Educação Física e Desportos (veja na tabela abaixo o quantitativo por centro de ensino).

O PIIC é coordenado pelo Comitê Institucional de Iniciação Cientifica (CIIC) e tem como objetivo despertar a vocação científica, estimulando maior articulação entre a graduação e a pós-graduação, desenvolvendo pesquisas e estudos em oito áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. “Os bolsistas são orientados por pesquisadores qualificados e são estimulados a desenvolver o pensamento científico e criativo, diante das condições apresentadas pelas pesquisas”, explica o diretor da Divisão de Iniciação Científica, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Antônio Rocha Neto.

Para participar do PIIC, o estudante precisa estar engajado a um projeto de pesquisa desenvolvido por docente do curso que frequenta.

Estudantes Bolsistas de Iniciação Científica. Ano Base 2016/2017.

Bolsistas por Centro de Conhecimento

Masculino

Feminino

 

 

 

CCHN

40

51

CAR

10

34

CCJE

20

40

CCE

37

34

CT

34

37

CE

11

28

CEFD

6

3

CCS

20

83

CCAE

64

53

CCENS

35

34

CEUNES

19

22

 TOTAL

296

419

 

Fonte: Divisão de Iniciação Científica, Departamento de Pesquisa/PRPPG

Texto: Letícia Nassar
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Edição: Thereza Marinho

 

 

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.