Municípios iniciam elaboração de planos de saneamento básico

23/07/2014 - 17:30  •  Atualizado 24/07/2014 19:06
Compartilhe

Os municípios de Itaguaçu, Itarana e Baixo Guandu começam esta semana as reuniões públicas para ouvir e elaborar, junto com a sociedade, os planos municipais de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A iniciativa é resultado do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Ufes e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes).

Segundo o professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável e coordenador do projeto, Renato Siman, os planos devem ajudar as cidades a planejarem, ao longo de 20 anos, soluções para problemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e os manejos de resíduos sólidos e de águas pluvais. “A idéia é evitar investimentos desfragmentados nessas áreas ou então incoerentes com as realidades das cidades”, enfatizou Siman.

A Ufes coordena a elaboração do documento em 18 cidades capixabas e esta é a primeira das seis etapas do projeto que terá como resultado o Plano Municipal. Itaguaçu, Itarana e Baixo Guandu integram os 16 municípios do Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos da Região Doce Oeste do Espírito Santo (Condoeste), que também já iniciaram a construção dos diagnósticos.

Por Hélio Marchioni