Novas espécies de insetos auxiliam na avaliação da qualidade da água

Uma parceria entre pesquisadores da Ufes e da Universidad Nacional de Tucumán, na Argentina, levou à descoberta de novas espécies e gêneros de insetos aquáticos da ordem Ephemeroptera, que são utilizados como bioindicadores da qualidade da água.

Segundo o professor do curso de Ciências Biológicas do campus de São Mateus, Frederico Salles, um dos responsáveis pelo trabalho, esse grupo de insetos pode ser utilizado de diversas maneiras para monitorar ambientes aquáticos. O professor explica que a forma mais comum utilizada atualmente é por meio de índices que levam em conta o fato de que algumas espécies são mais tolerantes e outras mais sensíveis à poluição.

"Espécies tolerantes tendem a aumentar a sua densidade em ambientes poluídos, enquanto espécies sensíveis podem ter um decréscimo populacional chegando, em muitos casos, a desaparecer localmente", explicou Salles.

Patagônia

Dando prosseguimento a esse trabalho, que já rendeu mais de 10 artigos publicados em revistas internacionais, os professores da Ufes Roberta Paresque e Frederico Salles realizaram uma visita técnico-científica à Patagônia com o objetivo de coletar espécimes.  Segundo Salles, a região foi escolhida por ser um local único na América do Sul em relação à composição da fauna.  "Além de serem endêmicos desta região, os insetos da ordem Ephemeroptera que lá ocorrem estão mais relacionados aos insetos da Austrália, não havendo, portanto, outro local onde possam ser encontrados."

Agora em março será a vez dos pesquisadores argentinos Carolina Nieto e Eduardo Domínguez chegarem ao estado. Eles participarão do IV Simpósio de Insetos Aquáticos Neotropicais, a ser realizado entre os dias 28 e 31 de março, no município de Santa Teresa.

Organizado pelo professor Frederico Salles, o evento conta com a parceria do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e da Associação de Amigos do Museu de Biologia Professor Mello Leitão (Sambio), além da colaboração de pesquisadores associados ao Laboratório de Entomologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Texto: Nábila Corrêa
Fotos: Professor Frederico Falcão Salles
Edição: Thereza Marinho

  

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.