Novo superintendente do Hucam é apresentado à comunidade universitária

24/07/2013 - 15:10  •  Atualizado 25/07/2013 14:12

Por Jorge Medina

O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, apresentou nesta quarta-feira (24) para  as comunidades do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), o  professor Luiz Alberto Sobral Vieira Junior como o novo superintendente do Hucam. A solenidade ocorreu no auditório Dr. Noé, no Hospital Universitário, e contou com a participação de professores, estudantes e técnico-administrativos da Ufes.

Sobral foi nomeado para exercer a função por meio da portaria nº 15, publicada no último dia 22 no Diário Oficial da União. A portaria foi  assinada pela Diretoria de Gestão de Pessoas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Jeanne Liliane Marlene Michel.

Durante a cerimônia o reitor agradeceu ao novo superintendente por ter aceitado o desafio de assumir o cargo e ressaltou a importância do Hospital para a sociedade capixaba. Centoducatte enfatizou que o Hucam se tranformou no maior complexo médico-hospitalar do estado do Espírito Santo, destacando-se também pela qualidade da assistência oferecida à população.

O professor Sobral ressaltou o seu compromisso institucional e reforçou o papel fundamental do Hospital para a formação dos estudantes, enquanto espaço para a parte prática dos cursos de graduação e pós-graduação do CCS, incluindo a Residência Médica e Residência Multiprofissional.

Perfil

Sobral graduou-se em Medicina pela Ufes em 1986 e é professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) desde 1994. Doutor em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e com MBA de Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), já exerceu as funções de chefe da divisão de Tocoginecologia do Hucam, de presidente da Fundação de Apoio ao Hucam (Fahucam) e de chefe do Departamento de Ginecologia. Atuando principalmente nos temas da saúde da mulher, como prevenção ao câncer de mama, o professor também é presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Ginecológica e Endometriose.

O professor Sobral é o primeiro superintendente a assumir o Hospital após a celebração do contrato de adesão do Hucam à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), homologado pelo Conselho Universitário da Ufes no dia 25 de abril deste ano. Sobral assume para uma gestão de transição, com o objetivo de fazer as melhorias e adaptações necessárias à instituição. Em seguida será realizada a eleição do superintendente, cujos critérios já foram definidos em resolução do Conselho Universitário. Sobral ressalta que, nos primeiros 30 dias, se dedicará a fazer um diagnóstico situacional do Hospital e definir a equipe de governança com a qual trabalhará.

Hucam

Com 287 leitos, o Hospital atende 24 horas por dia, exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que vêm dos 78 municípios do Espírito Santo e de outros estados, principalmente Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rondônia.

É referência nas áreas de infectologia, pneumologia, tuberculose, dermatologia, hanseníase, Aids, oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia, reumatologia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, gestação de alto risco, mastologia, nefrologia, transplante, cirurgia cardíaca, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia plástica, mudança de sexo, urologia, cirurgia oncológica, transplantes, maternidade de alto risco e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, entre outras.

Além disso, possui vários programas, como o de atenção à saúde da mulher, aos portadores de Aids, aos dependentes químicos e às vítimas de violência sexual. Realiza cirurgias bariátricas e de mudança de sexo.Outros serviços que são realizados anualmente pelo Hucam são os mutirões em várias especialidades que atendem mais de mil pessoas. Entre eles estão o de videocirurgia, de retinopatia diabética, combate ao tabagismo, de urologia, de nefrologia, de câncer de pele e de mama.

O hospital realiza mais de 200 mil consultas por ano e uma média de 720 atendimentos por dia. Atualmente são feitos 1.200 procedimentos cirúrgicos por mês e cerca de 16 mil consultas no mesmo período. Por ano, os 129 consultórios existentes atendem a mais de 200 mil consultas médicas em quase 150 áreas de saúde, 15 mil atendimentos de urgência, 500 mil exames laboratoriais de análises clínicas, 14 mil cirurgias, 10 mil internações, 1.200 procedimentos cirúrgicos, 1.500 partos e 25 mil exames por imagem, entre outros procedimentos.

No Hucam também são atendidos cerca de 70% dos pacientes de urologia do Estado, além de ser o hospital que mais opera câncer no Espírito Santo e com o melhor serviço de patologia.