Núcleo de Acessibilidade programa atividades para mobilizar pessoas com deficiência

22/10/2018 - 17:05  •  Atualizado 24/10/2018 17:30

O Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) definiu a programação de cinco atividades no campus de Goiabeiras – entre os meses de outubro e novembro – direcionadas para a questão da acessibilidade e respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), o núcleo pretende, com as ações, mobilizar as pessoas com deficiência da comunidade universitária, além de familiares, profissionais da área e interessados sobre a temática. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

O primeiro evento foi realizado neste domingo, 21, como parte da programação do Domingo de Lazer na Ufes. Neste dia, a equipe do Naufes recebeu, em uma roda de conversa, pessoas interessadas em conhecer os trabalhos e projetos desenvolvidos pelo núcleo.

O objetivo, de acordo com o coordenador do Naufes, professor Douglas Christian Ferrari de Melo, foi promover maior interação do núcleo com as pessoas com deficiência e seus familiares. “A proposta é a troca de experiências para a construção de uma Universidade mais acessível”, destaca. O encontro também marcou a criação do Fórum de Famílias de Alunos com Deficiência da Ufes.

Além da roda de conversa, pessoas com deficiência visual também puderam viver a experiência de andar de bicicleta, em bicicletas acessíveis que foram disponibilizadas no estacionamento do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) por meio do projeto Pedal Inclusão (foto).

Agenda de encontros

Na próxima quarta-feira, dia 24, o Naufes também promove o 1º Encontro de Coletivos que atuam com a temática da acessibilidade. O evento será realizado às 14 horas, na sala 32 do Prédio IC-4, no Centro de Educação, campus de Goiabeiras. “Será um momento de troca de saberes e experiências com o objetivo de integrar e aproximar as diferentes ações”, ressalta o coordenador. Outro encontro está programado pelo Naufes para o dia 8 de novembro, às 14 horas, na sala 5 do Prédio IC-4.

Para este evento, a pauta central será a discussão sobre a reserva de vagas para o ingresso de pessoas com deficiência nos cursos de graduação da Ufes, e os seus impactos no ensino superior e também na educação básica. O objetivo é propor ações para as instituições e entidades que atuam em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Já no dia 19 de novembro, às 9 horas, no auditório do LabPetro, no Centro de Ciências Exatas (CCE), ocorre o Colóquio sobre Acessibilidade, com palestra do professor Edson Pantaleão Alves, do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação. E no dia 25, o Naufes receberá estudantes com deficiência, egressos da Universidade, que contarão suas experiências no mercado de trabalho. O local e horário ainda serão definidos.

Mais informações pelo telefone (27) 4009-2197. Saiba mais sobre o Naufes em http://www.proaeci.ufes.br/acessibilidade-naufes.

Veja a agenda de atividades do Naufes:

Dia 24/10 – 14h – 1º Encontro de Coletivos – Sala 32 do Prédio IC 4 – CE

Dia 8/11 – 14h – Encontro sobre Acessibilidade – Sala 5 do Prédio IC 4 – CE

Dia 19/11 – 9h – Colóquio sobre Acessibilidade – Auditório do LabPetro – CCE

Dia 25/11 – Encontro com egressos no Domingo de Lazer – Local e horário a definir.

Texto: Luiz Vital