Núcleo de estudos promove conferência sobre movimentos sociais e desafios para o Serviço Social

06/11/2019 - 18:19  •  Atualizado 08/11/2019 11:48

Em comemoração aos seus 21 anos de trajetória, o Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais (Nemps) da Ufes promove nesta sexta-feira, 8, conferência com o tema Movimentos Sociais no Brasil em Crise: desafios para o Serviço Social, ministrada pela professora Tatiana Pereira, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento é gratuito e será realizado às 8h30 no Anfiteatro II, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no campus de Goiabeiras, Vitória.

A coordenadora do Nemps e professora do Departamento de Serviço Social da Ufes,  Ana Ferraz, analisa a história do núcleo: "São mais de duas décadas de apoio aos movimentos sociais e conselhos, de estudos sobre os movimentos que surgem na sociedade, e também sobre a democracia e a participação popular nos processos políticos e econômicos”. A coordenadora também analisa os desafios do núcleo: “Durante todo esse tempo, o Nemps tem sido um espaço de reflexão acerca da forma como os trabalhadores têm construído suas resistências em uma sociedade em erosão".

Tatiana Dahmer é mestre e doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFF. Além de estudar os movimentos sociais, também pesquisa as relações sociais de sexo e raciais, feminismos, políticas urbanas, entre outras temáticas. Desenvolveu sua carreira profissional na assessoria a movimentos sociais urbanos, com atuação na organização não governamental Fase, antes de lecionar na universidade. Tatiana Dahmer é autora do livro Pensar com Outros – 50 anos de FASE – trajetórias de uma organização da sociedade civil brasileira, com coautoria de Leilah Landim.

Mais informações sobre a conferência e o Nemps podem ser obtidas pelo telefone (27) 3245-5301 ou pelo e-mail nemps.ufes@gmail.com.

Texto: Luiz Vital