Núcleo de Línguas inicia atividades em comemoração ao mês da Francofonia

18/03/2019 - 17:45  •  Atualizado 22/03/2019 17:52

Começa nesta segunda-feira, 18, no Núcleo de Línguas da Ufes, uma agenda de eventos relacionados ao mês da Francofonia, comemorada em março no mundo todo. Francofonia é a comunidade linguística que envolve todas as pessoas que têm em comum a língua francesa, e os eventos são uma forma de integração e valorização das culturas dos povos que falam Francês.

Em 2019, as ações da Francofonia têm foco na luta pela igualdade de gêneros e na celebração da participação feminina dentro da diversidade das culturas francófonas em todos os continentes.

Na Ufes, a programação inclui atividades nas áreas de cinema, literatura e música. Algumas ações são direcionadas aos estudantes do curso de Francês do Núcleo de Línguas e da graduação em Letras Português-Francês. Outras, porém, são abertas a toda a comunidade universitária e ao público externo, como a Mostra de Filmes Francófonos, que será realizada no Cine Metrópolis no período de 25 a 30 de março; as oficinas sobre Court-Métrage: Le bon Numéro e Um olhar terno e solidário do Padre Gabriel Maire; e uma conversa com representante do Ministério Público sobre assédio sexual.

O evento é organizado pela equipe de Francês do Núcleo de Línguas e Departamento de Línguas e Letras, com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França, do Institut Français e da Associação de Professores de Francês. A programação completa das atividades está disponível no site www.nucleodelinguas.ufes.br .

Texto: Thereza Marinho (com informações do Núcleo de Línguas da Ufes)