O lado escuro do Universo é tema de palestra no Parque Botânico da Vale

No próximo domingo, 3 de junho, acontece mais uma edição do projeto Universo no Parque, que levará ao público uma reflexão sobre o tema Uma luz sobre o lado escuro do Universo. A palestra é gratuita, aberta ao público, e será realizada das 11 às 11h40, no auditório principal do Parque Botânico da Vale, localizado na Avenida dos Expedicionários, s/n, no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

O tema será abordado pelo professor da Ufes, Rodrigo von Marttens, que fez um resumo das questões que serão tratadas: “O nosso entendimento indica que 95% da matéria do Universo atual é formado por duas componentes exóticas que constituem o setor escuro do Universo: a matéria escura e a energia escura. Mas o que são essas coisas? Por que precisamos delas? Como sabemos se elas de fato existem? A explicação do setor escuro do Universo representa um dos maiores desafios da cosmologia atual. Nesta palestra serão abordados os motivos que nos levam a pensar que este setor escuro existe e como podemos fazer para medir, através de dados observacionais, o seu tamanho”.

O projeto Universo no Parque é uma iniciativa do grupo de pesquisa Cosmo Ufes, do curso de Física, que tem o objetivo de levar as discussões científicas sobre o universo para fora das salas de aula, sempre em um domingo do mês.

Mais informações sobre o grupo de pesquisa Cosmo Ufes estão disponíveis no site www.cosmo-ufes.org .

Texto: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.