Oficinas movimentam Domingo de Lazer na Ufes

18/03/2019 - 17:04  •  Atualizado 19/03/2019 17:24

O primeiro “Domingo de Lazer na Ufes” de 2019 reuniu crianças, jovens e adultos em diversas oficinas oferecidas no campus de Goiabeiras na manhã do dia 17 de março. Forró, yoga, frescobol, malabares, skate e pipa foram algumas das atividades realizadas no Centro de Educação Física e Desportos.

A funcionária pública Ana Claudia Santos Fraga, voluntária da Pastoral da Criança da comunidade de Jucutuquara, trouxe um grupo de cerca de 20 crianças com idades a partir de 7 anos, atendidas por um projeto da Pastoral. A galerinha animada jogou frescobol e depois foi para o Cine Metrópolis, assistir ao filme “O Mágico de Oz”.

Segundo Ana Claudia, alguns deles ainda não tinham vivido a experiência de ir ao cinema. “Nesse projeto da pastoral nós temos servidores municipais, estaduais e federais empenhados nas políticas públicas e comprometidos em ampliar a oferta de possibilidades para essas crianças. Trouxemos o grupo para conhecer a Universidade, os esportes e suas potencialidades”, afirmou Ana Claudia, que já participou de outras edições do Domingo de Lazer.

Angelina Rodrigues, de Brasília, incluiu o evento na sua programação durante a estadia em Vitória. Ela trouxe o filho Ulisses Rodrigues, de 4 anos, que veio interessado nos malabares, mas também participou das oficinas de pipa e de capoeira. “A gente sempre gostou de participar de atividades assim”, contou a visitante, que estava acompanhada da família.

Comunidade universitária

Além dos visitantes, o Domingo de Lazer também movimenta a comunidade universitária, que participa das atividades e da organização do evento. A estudante do 2º período de Engenharia Civil Yasmin Paiva, que é bolsista da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), estava atuando como monitora. “Acho interessante participar, vejo que é preciso maior ligação da nossa universidade com a comunidade”, analisou Yasmin, que já participou de várias edições do projeto, desde o seu início em 2018.

O servidor Rogerio Fraga também é presença constante no Domingo de Lazer. Ele coordena o projeto de extensão “Saúde e Qualidade de Vida com Esportes de Raquetes”, que oferece oficinas de frescobol e noções de beach tennis. “O maior benefício dessa iniciativa é trabalhar os conceitos de parceria e colaboração. Na maioria dos esportes é o contrário, mas aqui só vence se for junto”, explicou. De acordo com Rogerio, além do esporte, o projeto também trabalha temas como saúde, qualidade de vida e alimentação.

O Domingo de Lazer na Ufes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), coordenada pelo professor do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) Luiz Alexandre Oxley. Segundo ele, o objetivo é trazer novas atividades em 2019 e envolver a comunidade acadêmica. O professor também adianta que a edição de maio do evento será comemorativa, para celebrar os 65 anos da Ufes.

Texto e foto: Ana Paula Vieira