Ondas gravitacionais serão tema de estudo em evento do Grupo Cosmo-Ufes

O Grupo de Pesquisa em Gravitação e Cosmologia (Cosmo-Ufes) e o Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPG-Cosmo Ufes) realizam de 15 a 19 de outubro a IV Escola José Plínio Baptista, que abordará como tema as Ondas Gravitacionais. Realizado em Pedra Azul – Domingos Martins, o evento ocorre a cada dois anos e é destinado a alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores interessados em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação.

De acordo com o professor do Departamento de Física, Júlio César Fabris, a Escola José Plínio Baptista é temática e aborda assuntos da atualidade nessas áreas de conhecimento. “Neste ano, a escola será dedicada às ondas gravitacionais, trazendo especialistas do Brasil e do exterior que têm trabalhado no tema, muitos deles envolvidos nos consórcios observacionais LIGO-Virgo, que resultaram na detecção destas ondas gravitacionais e na atribuição do prêmio Nobel de 2017”, explica o professor, que também faz parte do comitê organizador.

A IV Escola contará com minicursos e palestras em sua programação, ministrados por especialistas da Alemanha, Argentina, Chile, Brasil, Estados Unidos, França e Rússia. Haverá também uma sessão especial em homenagem ao 80º aniversário do professor Antônio Brasil Batista que, juntamente com o professor José Plínio Baptista, fundou o Grupo Cosmo-Ufes. Júlio César Fabris ainda destaca que, paralelamente à escola, serão desenvolvidas atividades de divulgação científica, no projeto intitulado "Astronomia nas Montanhas Capixabas", apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O evento também conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do CNPq, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do International Centre for Theoretical Physics (ICTP).

A programação completa está disponível no site www.cosmo-ufes.org/jpbcosmo4.html. Mais informações também podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico events [at] cosmo-ufes.org.

Homenagem

A Escola homenageia o professor José Plínio Baptista, que atuou de 1975 até sua morte, em 2006, no Departamento de Física da Ufes, sendo um dos responsáveis por sua criação, assim como do Programa de Pós-Graduação em Física e do Grupo de Pesquisa em Gravitação e Cosmologia (Cosmo-Ufes).

Em suas edições anteriores, a Escola abordou os temas Formação de estruturas no universo (2012); A radiação cósmica de fundo (2014); e O setor escuro no universo (2016).

 

Texto: Karla Silveira (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.