Oportunidades de inscrição em sete programas de pós-graduação. Confira!

16/06/2023 - 10:54  •  Atualizado 19/06/2023 18:26

Sete programas de pós-graduação do campus de Goiabeiras, em Vitória, e do campus de Alegre abriram seleções de mestrado e de doutorado, neste mês de junho, totalizando 128 vagas. Em Alegre, os interessados poderão se inscrever para os processos seletivos dos programas de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, em Ciências Florestais (unidade de Jerônimo Monteiro), e em Ciências Veterinárias. Já em Goiabeiras, a oferta de vagas é feita pelos programas de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, de Biologia Animal, de Engenharia Ambiental e de Química.

Confira mais informações a seguir e nos editais anexados abaixo.

Ciências Florestais (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCFL) está com inscrições abertas, até 26 de junho, para a seleção de oito vagas de mestrado e sete de doutorado. Na seleção para o curso de mestrado, poderão participar estudantes e egressos de cursos de graduação em Ciências Florestais ou em áreas afins relacionadas às linhas de pesquisa do Programa. Os candidatos ao doutorado deverão também ter concluído o curso de mestrado nessas áreas ou estar em fase de conclusão. As inscrições serão recebidas pelo e-mail abaixo.

Contato: ppgcfl.selecao@gmail.com

Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCOSMO) está com inscrições abertas para processo seletivo que disponibiliza seis vagas em seu curso de doutorado. Os interessados poderão se inscrever até 30 de junho, pelo formulário on-line disponível na página do Programa.

Contato: ppgcosmo@cosmo-ufes.org

Ciência e Tecnologia de Alimentos (mestrado)

Profissionais com formação superior em cursos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e áreas afins podem concorrer a seis vagas no curso de mestrado do Programa de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Também poderão se candidatar estudantes finalistas desses cursos. As inscrições estão abertas até 30 de junho e devem ser feitas através do e-mail abaixo.

Contatos: (28) 3552-8719 e pctaufes@yahoo.com.br

Química (doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUI) está com inscrições abertas para 23 vagas, distribuídas entre os orientadores do Programa. Os interessados deverão preencher o Formulário de Inscrição on-line até 30 de junho. Será cobrada taxa no valor de R$ 50. Podem participar do processo seletivo os egressos de cursos de graduação em Química ou em áreas afins, e de cursos de mestrado em Química ou em áreas afins, bem como concluintes desses cursos.

Contato: (27) 4009-2924 e ppgq.ufes@gmail.com

Ciências Veterinárias (mestrado)

De 19 de junho a 2 de julho, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV). Serão ofertadas 12 vagas para o curso de mestrado. Estudantes e egressos de cursos de graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Biotecnologia, Farmácia, Ciências Biológicas ou áreas afins deverão enviar a documentação exigida ao e-mail ppgcv.ufes.editais@gmail.com.

Contato: cienciasveterinariasufes@gmail.com

Biologia Animal (mestrado e doutorado)

A partir de 20 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal abrirá seleção para 21 vagas de mestrado e 15 de doutorado. Poderão participar, conforme cada caso, os egressos de qualquer curso de graduação ou de cursos de mestrado em qualquer área do conhecimento, bem como os que estiverem finalizando esses cursos. Os interessados terão até 4 de julho para se inscrever pelo e-mail abaixo.

Contato: selecao.ppgban.ufes@gmail.com

Engenharia Ambiental (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) está recebendo inscrições, até 5 de julho, para 11 vagas de aluno regular e quatro de aluno especial, no curso de mestrado, e de 13 vagas de aluno regular e duas de aluno especial, no curso de doutorado. Os interessados deverão preencher os formulários on-line específicos, cujos links de acesso estão informados nos editais de cada processo seletivo.

Para a seleção do curso de mestrado, poderão se inscrever os egressos de cursos de graduação relacionados com as linhas de pesquisa do PPGEA e com os projetos dos professores orientadores do Programa. Já para a de doutorado, o público-alvo são os profissionais com cursos de graduação ou de mestrado relacionados a essas mesmas linhas de pesquisa e projetos.

Contatos: (27) 4009-2324, no ramal *9510, e pos.engenhariaambiental@ufes.br

Os pré-requisitos, os documentos necessários para a inscrição, as etapas de seleção e outras informações podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização dos processos seletivos e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa